O documentário a recordar o resgate de uma equipa de futebol que, no verão de 2018, ficou presa numa gruta da Tailândia vai, finalmente, estrear-se em Portugal através da Disney+. O anúncio foi feito pela própria empresa através de um comunicado oficial enviado às redações.

"Operação Resgate na Tailândia" vai ser adicionado à Disney+, através do catálogo dedicado às produções da National Geographic, na próxima sexta-feira, 31 de dezembro. A produção é da responsabilidade da dupla Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, os mesmos que realizaram "Free Solo", vencedor do Óscar de Melhor Filme Documental em 2019, e também disponível na plataforma de streaming.

Já sabemos quando é que "Bridgerton" vai regressar à Netflix. E está quase
Já sabemos quando é que "Bridgerton" vai regressar à Netflix. E está quase
Ver artigo

Ao longo de quase duas horas, a produção documental mostra como um grupo de pessoas de várias nacionalidades e culturas se juntou para, em conjunto, resgatar uma equipa de futebol e o seu treinador que estavam retidos numa gruta e cujo o aumento alarmante do nível da água ameaçava a sua segurança.

"Ao fazermos este filme, fomos sendo recordados da beleza da humanidade de que já nos tínhamos esquecido, especialmente nos últimos anos, em que o mundo pareceu mais dividido do que nunca. Estamos muito entusiasmados por poder trazer este filme para ser visto por mais pessoas através da Disney+", dizem os realizadores num comunicado conjunto enviado às redações.

A produção destaca-se pela forma como acompanha, desde o início, todo o processo de resgate dentro de uma gruta labiríntica e perigosa no norte da Tailândia. Para isso, conta com entrevistas exclusivas a várias das figuras que participaram nas manobras de salvamento — desde elementos da marinha tailandesa às forças especiais americanas que, juntas, se desdobraram entre mergulhadores e técnicos para retirar a equipa em segurança.

Além dos testemunhos de quem esteve diretamente envolvido no resgate, os realizadores voltam a repetir o registo mostrado em "Free Solo", ao dar corpo à exigência física que caracterizaram todas as manobras de identificação do local e resgate.

Apesar disso, "Operação Resgate na Tailândia" mostra apenas os testemunhos de todos os envolvidos nas manobras de salvamento e não o dos jovens resgatados. Estes não falaram para as câmaras, uma vez que foi a Netflix quem conseguiu comprar os direitos para que possa incorporar as suas histórias num outro filme ainda sem data de estreia.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.