O sucesso da exposição temporária "World of Bansky", inaugurada no verão de 2022, foi tal que se tornou definitiva e é agora o Museu Banksy. Este espaço no Saldanha, em Lisboa, alberga mais de uma centena de reproduções do trabalho do artista britânico.
Para celebrar esta nova etapa, o Museu Banksy abriu uma nova sala só para os murais. Conta com 11 réplicas em tamanho real dos murais de Banksy, seis deles encontrados na Ucrânia, três no Reino Unido e dois nos Estados Unidos da América.
O artista de 48 anos, cuja identidade permanece um mistério, passou pela Ucrânia em novembro do ano passado, com o intuito de criar obras de arte de cariz humanitário nos destroços da guerra, que dura desde fevereiro de 2022. Estes graffitis representam todos crianças.
Mas também as obras mais conhecidas de Banksy estão presentes no museu, tais como "Rat with 3D glasses" e "Girl with balloon". O museu pode ser visitado todos os dias e o preço dos bilhetes começa nos 8€. Podem ser adquiridos online ou presencialmente, na bilheteira.
Esta experiência imersiva em torno do trabalho de Banksy concede novas perspetivas acerca do mundo da street art e também das ideias sociopolíticas do artista. Para a responsável pelo Museu Banksy, Eliya Akbaş, é "muito mais do que uma exibição". "Um local de interpretação da obra de Banksy" é como descreve.