Aí em casa, os miúdos são obcecados com a natureza? E com aqueles animais pré-históricos, que já foram extintos? Então, temos boas notícias: a partir desta sexta-feira, 15 de março, vai ter uma razão para levá-los ao paraíso em que essa temática é a protagonista, já que o Dino Parque, na Lourinhã, tem um novo morador.

Estamos a falar do Helicoprion, descrito como uma das criaturas mais bizarras da era pré-histórica. Com uma envergadura imponente de sete metros de comprimento e mais de três metros de altura, este tubarão peculiar, antecessor dos dinossauros, chegou ao parque da Lourinhã para surpreender os visitantes.

Veja as imagens do modelo.

Tal como os seus descendentes, o Helicoprion era o rei dos mares, antes do surgimento dos dinossauros – e chega até mesmo a superar o tão temido tubarão-branco em tamanho. Agora, vai poder atestar a dimensão deste animal no Dino Parque, com uma réplica em tamanho real.

A existência deste animal marinho, que remonta há mais de 270 milhões de anos, foi descoberta há apenas um século e, desde então, tem sido alvo interesse pela comunidade científica. A sua mandíbula, em forma de serra circular, é um traço distintivo que tem deixado os especialistas perplexos – e desde a alimentação ao seu método de caça, há muitas questões que continuam a ser alvo de curiosidade.

Os fósseis deste tubarão misterioso têm sido cruciais para compreender a sua evolução. E diz-se que a sua dentição em espiral peculiar poderia ser usada para abrir e partir conchas, enquanto outros especulam sobre uma técnica única de alimentação, fazendo com que a presa entrasse na sua boca de forma mais profunda, a cada dentada.

Já não há só dinossauros na Lourinhã. O Dino Parque foi até à Idade do Gelo e trouxe mamutes
Já não há só dinossauros na Lourinhã. O Dino Parque foi até à Idade do Gelo e trouxe mamutes
Ver artigo

Uma coisa é certa: a réplica do animal vai transportar os visitantes do Dino Parque para uma era em que criaturas como o Helicoprion dominavam os oceanos. A entrada neste autêntico museu ao ar livre, que conta com réplicas de outras espécies, nomeadamente dinossauros, tem um custo de 10,50€ para crianças dos 4 aos 12 anos, valor ao qual acrescem 4€ no caso de se tratar de um adulto. As crianças até aos 4 anos não pagam e os bilhetes têm um desconto de 15%, quando comprados no site oficial.