A 24 de novembro de 2019, um submarino artesanal, carregado com 4500 quilos de cocaína, foi intercetado na Galiza. Uma história de narcotráfico, mas também uma incrível odisseia de sobrevivência, uma vez que o artefacto atravessou o Atlântico (do Brasil até ao norte de Espanha), com três homens lá dentro que, ao longo de 27 dias, enfrentaram tempestades, ondas gigantes e a clausura.
Na história real, a tripulação era constituída por dois equatorianos e um espanhol. Na ficção, há um espanhol da Galiza (Nando, interpretado por Álex González), um colombiano (Angelito, interpretado por David Trejos) e ainda um brasileiro (Walder, Leandro Firmino).
"Operação Maré Negra" é a primeira coprodução luso-espanhola para a plataforma de streaming Amazon Prime. Os quatro episódios da trama assinada por Patxi Amezcua e Natxo López são produzidos pela Ficción Producciones em parceria com a portuguesa Ukbar Filmes e a RTP.
A rodagem, que durou cerca de dois meses, passou pelo norte de Portugal, Galiza e Corunha e o elenco conta com atores portugueses, espanhóis, brasileiros e da Colômbia.
Quem é quem em "Operação Maré Negra"?
Nando (Álex González)
Fernando é lutador de boxe amador e ajuda o avô na pesca. De origens humildes, vê-se confrontado com a possibilidade de ganhar dinheiro de forma rápida (e ilegal): a traficar droga. Juntamente com o amigo português, Sérgio (Nuno Lopes), faz uma operação de recolha de cocaína que corre (aparentemente) mal. Veem-se num beco sem saída, tendo de aceitar a missão (quase) impossível de trazer do Brasil, num submarino artesanal, várias toneladas de cocaína.
Álex González, protagonista de séries como "Toy Boy" (Netflix) e "3 Caminos" (RTP), revela que o mais exigente nesta personagem, além da preparação física, "foi tentar transmitir a pressão do que foi estar ali dentro do submarino". Álex González, Leandro Firmino e David Trejos passaram dias a fio confinados num espaço que simulava o interior do submarino. A proximidade, conta, criou um elo de ligação único entre os três atores. "Surgiu algo que não estava no guião, que foi a nossa relação. Tínhamos acabado de nos conhecer mas, ao fim de três semanas, começas a partilhar coisas pessoais, o que ajuda a criar um código entre nós", explica o ator.
Sérgio (Nuno Lopes)
Mecânico, português, trabalha como mecânico e é o melhor amigo de Nando. "É uma criança grande. É um homem que, apesar de ter a minha idade, ainda se comporta como se tivesse 18 anos. É um tipo que cresceu pobre, tornou-se mecânico de barcos e que, finalmente, graças à droga, está a ganhar algum dinheiro para cumprir alguns sonhos", conta Nuno Lopes.
Pode ler aqui a entrevista completa do ator português sobre a participação na série.
Angelito (David Trejos)
Angelito é um colombiano que também fala português. É atirador e pertence ao cartel que fornece a droga que será transportada no submarino. Viciado em cocaína, está encarregado de supervisionar o transporte até à chegada da Galiza, mesmo que isso signifique ter de matar alguém.
"Gravar no submarino foi das coisas mais exigentes que fiz na minha carreira. Fisicamente foi muito exigente, houve dias em que as temperaturas eram insuportáveis, por causa dos fatos de neoprene, pelo sítio ser tão pequeno. Creio que sentimos a angústia que estes homens experienciaram por estarem num sítio tão pequeno", conta David Trejos.
Walder (Leandro Firmino)
Walder é um dos três homens que ocupa o minúsculo espaço do submarino artesanal. É mecânico, brasileiro, tem mulher e filhos. O seu único objetivo é, com o dinheiro do negócio, abrir uma oficina na sua cidade natal. "O que estes homens fizeram, eles foram muito corajosos. Eu não faria. É impressionante! Um submarino artesanal, carregando aquela quantidade de droga num espaço minúsculo, muito de ruim poderia ter acontecido: a falta de oxigénio, o pânico, e o mar! Eu tenho pavor", confessa o ator brasileiro.
Leandro Firmino, que ficou conhecido por ter participado no filme "Cidade de Deus", revela que aprendeu a nadar para a minissérie. "Tive um professor excelente e ele conseguiu ensinar-me em 15 dias."
Carmo (Lúcia Moniz)
Investigadora da Polícia Judiciária, lidera, em conjunto com as autoridades espanholas, a operação de investigação ao narcotráfico. "Adoro fazer parte de recriação histórica e o facto de sabermos que esta história ainda não foi a julgamento, que está tudo ainda no ar", diz Lúcia Moniz. A atriz confessa ainda que o resultado final dos dois meses de gravações é uma série na qual "se sente muito a linguagem cinematográfica".
O elenco conta ainda com os portugueses Luís Esparteiro e Tomás Alves. "Operação Maré Negra" é uma minissérie de quatro episódios, que chega à Amazon Prime esta sexta-feira, 25 de fevereiro.