O mês de junho está quase a acabar mas ainda há mais dois santos populares para festejar. Dissemos adeus ao Santo António e às Festas de Lisboa e, agora, recebemos de braços abertos (e martelinho na mão) o São João. O feriado acontece a 24 de junho em 24 localidades, espalhadas pelo continente e ilhas, mas a festa começa nos dias anteriores.

São João sem confusão? Braga traz a festa até ao YOTEL Porto, com sardinhas e caldo verde
São João sem confusão? Braga traz a festa até ao YOTEL Porto, com sardinhas e caldo verde
Ver artigo

E, embora o São João do Porto seja o mais popular, há tanto mais para explorar, com muitos concertos, marchas e aquele cheiro típico que invade as ruas. A norte escolhemos Braga e o Porto que, gerindo bem dias e horários, ainda consegue dar um saltinho aos dois sítios.

No centro, a Figueira da Foz tem festa todo o mês e muitos planos gastronómicos para juntar à lista. Mais a Sul, em Évora, celebram-se as mais antigas festas da cidade, que não terminam no mês de junho. No Alentejo, há muitos concertos para ir desfrutar até ao início de julho.

Se já conhece a Ilha Terceira, trazemos um motivo para lá voltar e desfrutar de tudo que há pela ilha. Caso ainda não tenha convencido o grupo de amigos, ou família para uns dias por Angra do Heroísmo, nada como fazê-lo com o pretexto das Festas Sanjoaninas.

 Braga

Entre exposições, torneios, concertos, cortejos e novenas, os festejos de São João na cidade dos arcebispos começaram a 15 de junho e só terminam no próximo sábado, 25 de junho. As avenidas de Braga já estão coloridas e preparadas para a grande festa. O programa foi pensado para todas as idades, com concertos de Pedro Melo e Sérgio Mira até aos cantares ao desafio esta quarta-feira, 22 de junho.

A abertura oficial é apenas quinta-feira, 23 de junho, com os mais tradicionais momentos de romaria, desde concerto de bandas filarmónicas até à rodopiada de gigantones e cabeçudos. Sem esquecer o cheiro a manjerico, a sardinha assada e os constantes martelinhos que invadem todas as ruas da cidade.

À uma da manhã, há fogo de artifício no Monte Picoto, lançado sobre o terreiro de São João da Ponte. A festa não termina por aqui, há palcos espalhados pela cidade, como o Santa Bárbara, Theatro Circo, Castelo, Arcada, Rua de São João, Campo da Vinha e da Sé.

O último dia de festas de São João acontece sábado, 25 de junho, com uma corrida pelas ruas da cidade, às 21h. Tal como o lema da festa diz, os santos são para se viveram “fora de portas”. Descubra aqui todo o programa ao detalhe.

Porto

O São João invade todas as ruas e ruelas da cidade do Porto com música, barulho, animação e martelos típicos de Santos Populares. A grande noite (a de 23 de junho) começa na Praça do Rossio dos Jardins do Palácio de Cristal, às 20h, com os Santos Noventeiros, festa do coletivo Revenge of the 90's. A seguir, a festa continua no Largo de Amor de Perdição para “beijar” e “dançar” ao som de um concerto de Toy e José Malhoa às 22h.

Uma das mais recentes estrelas do público português, Chico da Tina, também vai celebrar o São João com concerto marcado na Praça da Casa da Música às 23h30. À meia-noite, claro, há fogo de artifício para ver, idealmente junto ao rio. 

Como de tradições se celebram os Santos Populares, na sexta-feira, 24 de junho, há uma regata de barcos rabelos com velas das casas do vinho do Porto, no rio Douro, a partir das 18h. Mas a festa não fica por aqui. A 2 de julho, há rusgas desde a Praça da Batalha até à Praça General Humberto Delgado.

Além dos vários momentos preparados pela cidade, as sardinhas, a música e copos não podiam faltar no São João, em espaços como Maus Hábitos, o WOW, The Yeatman, The Lodge ou no Espaço Porto Cruz.

Angra do Heroísmo

“Respirar Fundo e Sair a Dançar”. É este o lema das festas Sanjoaninas de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. Esta quinta-feira, 23 de junho, há a abertura da iluminação por todas as ruas e muitas marchas a partir das 21h. Depois, começam as festas mais tardias, à meia noite o DJ Miranda atua no Palco NOS Açores, no Cerrado do Bailão. À 1h30 entra KIN e depois a festa continua às 3h com o Brothers on Dish. Ainda no Palco Gaurita, no Cais da Alfândega, há Concerto sem Dúvida à 1h e DJ Roberto Toste às 2h30.

Depois de dois anos sem festa por causa da pandemia, a ilha quer festar as Sanjoaninas em grande. Na sexta-feira, 24 de junho, entre um desfile de animação circense, há animação de rua com o Teatro e a Charanga das Fresquinhas e os Paços com Concertos voltam a abrir às 22h30, desde a Praça Velha até ao Cerrado do Bailão, Largo Prior do Crato e o Cais da Alfândega que arranca com o último set às 3h30 com o DJ Rodrigo.

O sábado é dedicado aos emigrantes, degustações, animação musicale aulas de desporto espalhadas pelo Ginásio Best of Bowling, na Praça Velha, no Relvão e no Pavilhão Municipal. No último dia de concertos, Gisela João vai atuar no Palco NOS Açores, às 22h30m. O resto da noite conta com Concerto Art’Fado, Uzohms, Cristóvam, Trintões e DJ Adrix.

No último dia, domingo, 26 junho, além do passeio de carros clássicos, concerto de filarmónicas há fogo de artifício à meia noite no Monte Brasil. Para a entrada no recinto do Palco Baião é necessário comprar pulseira (semanal ou diária), que varia entre os 15 e 30€. Aqui encontra todos os pormenores sobre as Sanjoaninas.

Figueira da Foz

A Figueira da Foz está em celebrações todo o mês com as Festas da Cidade, mas há um maior destaque nos dias de São João. Na quinta-feira, 23 de junho, há marchas populares na Avenida e espetáculo piromusical. E como não se celebra o São João sem música popular, há concerto de Tony Carreira.

No dia seguinte, as marchas voltam às ruas e o dia termina com concerto de Mónica Sintra. O sábado é marcado pelo Álvaro Prado Pop e domingo pelos Sons do Minho.

A comida também é um importante pormenor para a festa e a boa notícia é que haverá muitos menus com receitas tradicionais e produtos endógenos na Praça Dr. João Ataíde.

Évora

Para terminar, vamos até ao Sul do País, mais precisamente às festas de Évora, no Rossio de São Brás. Na quinta-feira, 23 de junho, há a abertura oficial da Feira de São João, com o início das exposições, degustações “Beldroegas à mesa” e muitos espetáculos de crianças.

Ao início da noite, há dueto de guitarras de Évora, no Coreto e entre torneios, mostras de danças e poemas, Barbara Tinoco sobe ao palco principal às 22 horas. O resto da noite será animada com as tunas universitárias no palco Espaço Jovem.

O cartaz da Feira de São João continuará a este ritmo com muitas atividades para todas as idades e há a presença de grandes figuras portuguesas. Entre Duarte, Carlão, Sara Correia, ÁAurea, Expensive Soul, Valas, Capitão Fausto, Bárbara Bandeira e Milton Nascimento, as festas em Évora só terminam a 2 de julho.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.