Ela deixa os anéis espalhados pela casa de banho. Ele deixou de roer as unhas e isso irrita-a, mesmo que agora consiga dedilhar a guitarra como Carlos Paredes. Ambos discutem por coisas fúteis, como o facto de ele deixar o ténis à entrada ou o grindder esquecido pela casa.

Falamos de Carolina Picoito Pinto, atriz, cantora e finalista da mais recente edição do "The Voice", e João André, ator de teatro, televisão e uma das figuras principais da série "O Resto da Tua Vida" — que protagonizou com o humorista Carlos Coutinho Vilhena.

Além de artistas, Carolina e João são um casal que, com a chegada do novo coronavírus a Portugal, foi obrigado a viver sob a constante companhia um do outro. Isso levou a que viessem a sentir falta não só dos palcos, que foram impedidos de pisar porque o confinamento obrigou a isso, mas também um do outro. Ou melhor, é tanto o tempo juntos que existe a saudade de sentir saudades de estarem juntos.

João André: "Ter um caso com a Ana Zanatti? E o Edmundo não ter um dedo do pé? Como é que as pessoas não perceberam?"
João André: "Ter um caso com a Ana Zanatti? E o Edmundo não ter um dedo do pé? Como é que as pessoas não perceberam?"
Ver artigo

É essa a premissa de "Chega de Saudade", a nova série publicada exclusivamente através do YouTube e que junta os dois atores numa mistura entre a comédia e o documentário de tudo o que de rotineiro, fútil, surreal e mundano existe, e persiste, numa vida a dois. A premissa da série é só uma: como se reacende a chama num momento em que os defeitos de cada um vêm ao de cima?

Ele não é capaz de ouvir mais uma versão da "Oops!...I Did It Again", de Britney Spears, enquanto Carolina lava a loiça. Ela já não tem paciência para o recitar de textos de teatro e para a análise da metafísica que João, quase sempre, decide usar durante as discussões.

E é logo no primeiro episódio que é lançado o dilema inicial: há poucos meses a viver juntos e confinados em casa onde a rotina não deixa espaço para a novidade na relação, decidem propor desafios um ao outro para se estimularem.

E o primeiro é ideia de Carolina: leva João para o palco para, julgava ele, poder dar corpo à peça idealizada pela namorada. O plot twist, porque há sempre um nestas coisas, é que o único desafio de João é ler o texto enquanto Carolina e outro ator fazem a performance.

"Chega de Saudade" é uma ideia original de Carolina Picoito Pinto e João André e está a ser lançada em regime semanal no YouTube. Cada episódio tem cerca de seis a oito minutos e não se sabe exatamente quantos episódios vão ser precisos para contar a história.

Mas é uma história que merece ser vista e acompanhada semanalmente. Especialmente porque é descontraída, não se leva a sério e é a cultura portuguesa a mostrar-se em constante reinvenção com uma qualidade de argumento e filmagem interessantes. Todos os detalhes que, aliás, fizeram de "O Resto da Tua Vida" uma das melhores séries de 2019.

Já com dois episódios lançados, espera-se que o terceiro vá para o ar ainda esta semana.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.