Manuel Serrão está a ser investigado no âmbito da Operação Maestro, na qual está em causa um alegado desvio de 40 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência, destinados a promover têxteis portugueses. Por ser um dos participantes do podcast "A Noite da Má Língua", da SIC, a estação decidiu suspender o podcast temporariamente.
A confirmação chegou através da publicação de um aviso, em formato áudio, nas plataformas em que o programa pode ser ouvido. "Na sequência da investigação Operação Maestro, que envolve Manuel Serrão, a SIC decidiu suspender o podcast 'A Noite da Má Língua, em que o empresário era um dos participantes", ouve-se, no episódio intitulado "Aviso".
"Esta suspensão acontece até ao esclarecimento dos factos noticiados", remata o locutor. No podcast, que é um repescar – mas em formato de áudio – do espaço de comentário de atualidade homónimo da SIC de há quase 30 anos, participavam também Rita Blanco, Rui Zink e Júlia Pinheiro.
Além de Manuel Serrão, a Operação Maestro fez com que fossem investigadas mais pessoas,como é o caso de Júlio Magalhães, o pivô da TVI que, esta terça-feira, 19, deixou voluntariamente a apresentação dos noticiários, algo que se deve manter até a situação ser tirada a limpo. Contudo, na investigação constam ainda nomes como António Silva, António Sousa Cardoso, Nuno Mangas e Katty Xiomara.
A investigação das autoridades sustenta que os suspeitos utilizaram uma teia de empresas, tendo o setor têxtil como base – já que Manuel Serrão esteve à frente da Associação Selectiva Moda entre 2015 e 2023 –, para fornecer faturas falsas e serem submetidas aos programas de financiamento de projetos como o Compete 2020.