As gravações dos novos episódios de "Operação Maré Negra", uma co-produção entre RTP e Amazon Prime, só arrancam este mês, mas a plataforma de streaming internacional já revelou algumas surpresas desta segunda temporada. Entre elas, a presença de duas estrelas nacionais no elenco: Soraia Chaves e Pêpê Rapazote.

"Operação Maré Negra". Era uma vez um submarino artesanal cheio de coca que atravessou o Atlântico
"Operação Maré Negra". Era uma vez um submarino artesanal cheio de coca que atravessou o Atlântico
Ver artigo

As personagens que os atores portugueses vão interpretar continuam envoltas em secretismo, mas já se sabe que vão partilhar o ecrã com nomes como Jorge López ("Elite"), Óscar Jaenada ("Hernán", "Awareness"), Esther Acebo ("La Casa de Papel"),  Patricia Vico ("Hasta el Cielo"), Belén López ("White Lines") e, ainda, Miguel de Lira ("Viver sem Permissão").

Já que todos estes se vão estrear na produção luso-espanhola, cujas gravações, que vão oscilar entre Portugal e a Galiza, arrancam já em junho.

Mas como não só com surpresas se faz a festa, os fãs da série vão continuar a acompanhar a história das personagens interpretadas por Leandro Firmino ("Cidade de Deus"), David Trejos ("Perdida"), Nerea Barros ("Terras Pantanosas"), Carles Francino ("As Telefonistas"), Miquel Insua ("A Unidade"), Xosé Barato ("Alba"), Luis Zahera ("El Reino"), Bruno Gagliasso ("Marighella") e, claro, Manuel Manquiña ("Antes de la Quema").

Todos estes atores vão continuar a integrar o elenco de "Operação Maré Negra", nos respetivos papéis, no entanto, Álex González ( "X-Men: O Início") despede-se do papel de Nando. A personagem não vai desaparecer, mas vai passar a ser interpretada por um novo ator: Jorge López, também conhecido por participar em produções como "Soy Luna" ou "Now and Then".

"Operação Maré Negra" chegou a 25 de fevereiro à Amazon Prime, mas a plataforma de streaming já revelou que a estreia da segunda temporada está para "breve", com cinco episódios confirmados, com 45 minutos cada. No entanto, no que ao novo enredo diz respeito, pouco ou nada se sabe.

Recorde-se que a primeira temporada centrou-se num caso real, que remonta a 2019, e que ainda continua nas mãos da Justiça. Uma história de narcotráfico , que em "Operação Maré Negra" surge com especial foco nos obstáculos que três homens enclausurados num submarino artesanal, carregado com 4500 quilos de cocaína, se viram obrigados a enfrentar.

Na temporada inaugural, Nuno Lopes vestiu a pele de Sérgio, um dos traficantes envolvidos no submarino que fez o improvável percurso desde a América Latina até à Galiza; no entanto, o talento nacional foi também representado por atores como Lúcia Moniz ou Luís Esparteiro.

Veja o trailer da primeira temporada.