Há quem pense que o TikTok é aquela rede social em que só se fazem dancinhas de 15 segundos. Mas se essa era a realidade em 2020, quando a pandemia da COVID-19 nos obrigou a ficar trancados em casa, hoje em dia é mais do que uma fonte de diversão. Prova disso é o facto de a rede social ser uma das parceiras oficiais do Festival de Cannes.
Este ano, na 76.ª edição do festival de cinema, que se realiza entre 16 e 27 de maio, a plataforma vai levar a cabo o segundo #TikTokShortFilm, uma competição de curtas-metragens em formato vertical. Este é um concurso global, que estará a decorrer durante o mês de março, e no qual artistas emergentes e entusiastas do cinema são convidados a participar.
O que é que é preciso fazer? Bem, é só criar um vídeo original com mais de um minuto. Depois do registo da candidatura, através do formulário disponível, os participantes têm de partilhar o projeto na rede social, utilizando a hashtag do certame, #TikTokShortFilm. Depois de 29 de março, a data limite de participação, os filmes são submetidos ao voto dos utilizadores – e do total de concorrentes, apenas 40 chegam à fase final.
É na fase final que um júri de profissionais ficará responsável por escolher três vencedores em diferentes categorias, como se de um verdadeiro filme se tratasse, sendo estas a de "Grande Vencedor", "Melhor Guião" e "Melhor Edição". Os galardoados serão convidados pelo TikTok a receber o seu prémio em pleno Festival de Cannes, segundo um comunicado da plataforma.
A primeira edição do concurso, realizada em 2022, destacou quatro criadores, "com estilos muito diferentes, que espelham a riqueza da comunidade TikTok", continua o comunicado. Uma das vencedoras foi Claudia Cochet, que venceu o prémio de "Melhor Guião", graças ao seu filme "Princesse Moderne", que denunciava a violência contra as mulheres.