Depois do desafio do Tiktok que consistia em suster a respiração até desmaiar, o "blackout challenge", ter tido consequências fatais, como no caso de Archie, há mais uma tendência na mesma rede social que está a levar estudantes universitários para o hospital.

Influenciadora do Tiktok que não se depila há 1 ano mostra tudo nos vídeos. Comentários dividem-se
Influenciadora do Tiktok que não se depila há 1 ano mostra tudo nos vídeos. Comentários dividem-se
Ver artigo

“Borg” é o nome da nova moda e os estudantes já foram avisados sobre a mesma, depois de vários alunos da Universidade de Massachussetts terem sido levados para o hospital dos Estados Unidos. A tendência consiste em encher garrafões de plástico com uma mistura de álcool, água e eletrólitos, de forma a diluir o álcool para não se ficar demasiado alcoolizado. O problema está no facto de os estudantes assumirem que não estão a beber muito quando, na verdade, o garrafão contém um quinto de álcool, que equivale a 16 bebidas, revela o "LADbible".

Recentemente, foram chamadas 28 ambulâncias para uma festa universitária fora do campus em Amherst, Massachusetts. Contudo, o Corpo de Bombeiros da localidade revelou que nenhum dos casos apresentava risco de vida.

“Funcionários da UMass disseram que esta é a primeira vez que a universidade observa o uso notável de borgs”, disse a universidade num comunicado após o incidente. “Eles avaliarão os desenvolvimentos deste fim de semana e considerarão medidas para melhorar a educação e intervenção sobre o álcool e comunicarão com os alunos e as famílias”, acrescentaram.

A tendência #borg no Tiktok já acumulou mais de 83 milhões de visualizações e vários utilizadores mostram-se a encher metade do garrafão com água e o restante com vodka, sumo e eletrólitos. “É essencialmente um truque para beber muito, ter uma noite louca e não nos sentirmos mal com isso no dia seguinte”, explicou um tiktoker.

George F. Koob, diretor do Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo nos Institutos Nacionais de Saúde, emitiu um aviso sobre a tendência no programa “Good Morning America”. “A menos que tenha misturado o borg e saiba exatamente quanto álcool está a ser usado, provavelmente é fácil exagerar. O aromatizante pode mascarar alguns dos efeitos do álcool e a própria cafeína, então às vezes nem se sabe ou percebe o quanto se bebeu. Em última análise, não importa como o bebes, ficarás intoxicado e o álcool terá os seus efeitos”, afirmou.