Chieira, palavra que os vianenses usam para designar orgulho, desfilou pelas ruas da cidade minhota esta sexta-feira, 16 de agosto. E plenas de chieira estiveram também 1000 mulheres, um recorde de participação no Desfile da Mordomia, um dos momentos altos das Festas d'Agonia, que acontecem em Viana do Castelo até 22 de agosto.
Trajadas segundo a tradição, com as peças de roupa trabalhadas com os bordados à vianesa, 1000 mulheres, todas ou da região ou com algum tipo de relação com Viana do Castelo (um dos critérios de seleção impostos pela organização das Festas d'Agonia), exibiram as peças de ouro em filigrana, ao peito ou em brincos, na que é considerada, segundo a "SIC Notícias", a maior montra de ouro ao ar livre conhecida no mundo.
Este sábado, o tradicional desfile etnográfico volta a encher as ruas da cidade, e com um motivo extra de interesse e orgulho: Iúri Leitão, o filho da terra que conquistou duas medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris, vai participar, também vestido a rigor, ao lado da namorada, Carolina Ribeiro.