É já no final de junho que o Lumiar, em Lisboa, vai receber a 11.ª edição do CineConchas, o festival de cinema ao ar livre que todos os anos enche o jardim da Quinta das Conchas de cinéfilos. Nesta nova edição, a premissa mantém-se — três semanas de muitos filmes conhecidos em que o único requisito mais ou menos obrigatório é levar toalhas para se sentar na relva.
O festival tem início marcado para 28 de junho e decorre todas as quintas, sextas e sábados até 14 de julho. O ecrã acende-se sempre às 21h45 e o melhor é chegar cedo para apanhar os melhores lugares. Há várias cadeiras espalhadas pelo jardim mas não há lugares reservados.
Caso não encontre nenhuma cadeira livre, o melhor é puxar das toalhas e sentar-se na relva e tapar-se — as noites de verão conseguem ser frescas o suficiente para que possa sentir frio durante o filme. Não diga que não avisámos.
Nesta nova edição do CineConchas estão no cartaz algumas das produções mais conhecidas do cinema como "Baby Driver: Alta Velocidade", o clássico "Cinema Paraíso" ou até mesmo o filme "Três Cartazes à Beira da Estrada", que valeu o Óscar de Melhor Atriz a Frances McDormand ("Fargo"), em 2018.
A programação completa é a seguinte:
28 de junho — “O Outro Lado da Esperança”, realizado por Aki Kaurismäki.
29 de junho — “Baby Driver: Alta Velocidade”, realizado por Edgar Wright.
30 de junho — “Ferdinando”, realizado por Carlos Saldanha.
5 de julho — “Gett: o Processo de Viviane Amsalem”, realizado por Ronit Elkabetz e Shlomi Elkabetz.
6 de julho — “Linha Fantasma”, realizado por Paul Thomas Anderson.
7 de julho — “Cinema Paraíso”, realizado por Giuseppe Tornatore.
12 de julho — “The Florida Project”, realizado por Sean Baker.
13 de julho — “Três Cartazes à Beira da Estrada” realizado por Martin McDonagh.
14 de julho — “Coco”, realizado por Lee Unkrich e Adrian Molina.