A par da falta de apresentador nos Óscares, esta era um dos dilemas da nova cerimónia de entrega dos prémios mais cobiçadas da indústria de cinema. É que no filme "Era Uma Vez... em Hollywood", realizado por Quentin Tarantino, Leonardo DiCaprio e Brad Pitt têm o mesmo grau de protagonismo.

A expectativa de que os dois pudessem competir na mesma categoria era remota até porque, no ano passado, não foi isso que aconteceu com o filme "A Favorita" — que valeu a Olivia Colman o Óscar de Melhor Atriz.

No entanto, a verdade é que a atriz britânica não era a única protagonista no filme. Emma Stone e Rachel Weisz tinham quase o mesmo tempo de presença em cena como Colman, mas acabaram nomeadas na categoria de Melhor Atriz Secundária.

A estratégia foi a mesma com o filme "Green Book — Um Guia Para a Vida", em que Mahershala Ali concorreu na categoria de Melhor Ator Secundário (onde venceu), para que Viggo Mortensen pudesse ser nomeado na de Melhor Ator.

Depois de meses de especulação, já se sabe o que vai acontecer com "Era Uma Vez... em Hollywood" e vai ao encontro daquilo que uma fonte próxima à Academia disse à revista "Variety" em julho.

“Consigo ver o Brad a voluntariar-se para ser nomeado enquanto Ator Secundário só para que o Leo possa concorrer na Melhor Ator. Ele é um tipo tranquilo e não pensa muito na questão dos prémios. É um contador de histórias e a prioridade dele é fazer bons filmes”, revelou.

"Joker". Podem entregar já o Óscar a Joaquin Phoenix e não se fala mais nisto
"Joker". Podem entregar já o Óscar a Joaquin Phoenix e não se fala mais nisto
Ver artigo

Segundo escreve a revista "IndieWire", já é oficial: os estúdios da Sony decidiram que Brad Pitt vai a jogo na categoria de Melhor Ator Secundário para que Leonardo DiCaprio possa concorrer na de Melhor Ator. O ator venceu um Óscar na mesma categoria em 2016 pela sua prestação no filme "The Revenant: O Renascido", de Alejandro G. Iñárritu.

No entanto, e segundo a mesma publicação, é Brad Pitt que tem mais probabilidade de vencer na sua categoria do que Leonardo DiCaprio — que de certo terá Joaquin Phoenix como forte candidato pelo papel em "Joker".

A próxima cerimónia de entrega dos Óscares está marcada para 9 de fevereiro.