O bairro de Alfama, em Lisboa, prepara-se para ser placo de uma nova edição do Cinalfama Lisbon International Film Festival entre os dias 24 e 28 de julho. O evento apresenta uma programação diversificada de filmes estrangeiros e portugueses, para não só dinamizar este icónico bairro, como também promover a cultura cinematográfica e proporcionar uma plataforma para cineastas emergentes e estabelecidos.

“O Lisbon International Film Festival desempenha um papel crucial em Alfama, ao trazer uma energia vibrante e uma oferta cultural diversificada para o coração deste bairro histórico. Através da sétima arte, pretendemos não apenas preservar a identidade de Alfama. Queremos que o festival seja um catalisador para a revitalização de Alfama e uma fonte de inspiração para os seus residentes”, referiu João Gomes, organizador do festival, em comunicado de imprensa.

Há cinema ao ar livre e à borla no Porto. Saiba onde, quando e que filmes pode ver
Há cinema ao ar livre e à borla no Porto. Saiba onde, quando e que filmes pode ver
Ver artigo

A programação deste festival conta com vários eventos ao longo dos quatro dias de cinema. Para começar, na segunda-feira, 24 de julho, o Grupo Sportivo Adicense recebe o Animalfama, uma mostra de curtas-metragens de animação. No dia seguinte, 25, o destaque está para o Best of Seasonal Screenings de 2022 e 2023, que é uma mostra dos melhores filmes destes últimos meses, e terá lugar também no Grupo Sportivo Adicense.

Nos dias 26 e 27 , as Escadinhas de São Miguel serão o cenário para sessões ao ar livre, durante a noite, de filmes com um micro ou nenhum orçamento e ainda de filmes portugueses. Para encerrar este evento cinematográfico, a 28 de julho, o local recebe a cerimónia de entrega de prémios Cinalfama Grand Prize.

Para este evento foram convidadas várias vozes influentes e respeitadas do universo cinematográfico de Portugal, bem como vencedores de anteriores edições para fazer parte do júri deste festival. Leonor Teles, realizadora responsável pela curta-metragem “Cães que Ladram aos Pássaros”, Pedro Cabeleira, realizador do filme “Cão Danado”, Ely Chevillot, responsável pelo filme “Etouffés” ou Joana Niza Braga, designer de som responsável por filmes como “Variações” ou “Soldado Milhões”, são alguns dos nomes que irão avaliar os filmes que estão em competição.