Desde um drama sul-coreano realizado por Hong Sang-soo, um dos maiores cineastas contemporâneos daquele país, a documentários portugueses sobre coreografias, e ainda “Mistério em Veneza”, que nos mostra um mundo de segredos e fantasmas e marca o regresso do detetive Hercule Poirot ao grande ecrã.

Como pode ver, há filmes para todos os gostos. Fique a conhecer as produções que pode ver a partir desta quinta-feira, 14 de setembro, nos cinemas em Portugal.

Lisboa e Sintra vão ter sessões de cinema ao ar livre com êxitos como “Antes do Amanhecer”
Lisboa e Sintra vão ter sessões de cinema ao ar livre com êxitos como “Antes do Amanhecer”
Ver artigo

Espreite as novidades

“Mistério em Veneza”

O filme de ação passa-se, tal como o nome indica, em Veneza, num período após a Segunda Guerra Mundial. É na véspera do dia de Todos os Santos que o reformado detetive Hercule Poirot (interpretado por Kenneth Branagh), assiste a uma sessão espírita num palácio assombrado. Tudo parece estar a correr bem, até um dos outros convidados ser assassinado, o que empurra o antigo detetive para um mundo de segredos e fantasmas.

Este filme de mistério é uma adaptação da obra “Hallowe’en Party”, de Agatha Christie.

“Debaixo das Figueiras”

Realizado pelo franco-tunisiano Erige Sehiri, este filme mostra os comportamentos dos jovens que se encontram a trabalhar nas colheitas de Verão. O desenvolvimento de novos sentimentos, a maneira como se tentam conquistar e a as ligações profundas que tentam esquecer ou encontrar. Todos estes sentimentos são retratados entre as árvores.

“Don Juan”

A produção de comédia francesa conta a história de Laurent, um ator de teatro que interpreta o famoso sedutor Don Juan. Laurent é deixado pela sua noiva no dia do casamento e vê, em todas as mulheres que encontra, a cara da mesma. Desta forma, tenta seduzir todas as mulheres, como forma de alimentar o ego, mas parece que nenhuma se encontra recetiva aos seus avanços. No teatro onde trabalha, a companheira com quem contracenava demite-se, e é então que a ex-noiva é chamada a substituí-la.

No elenco pode encontrar nomes como Virginie Efira, Tahar Rahim e Alain Chamfort.

"American Horror Story: Delicate" está quase a chegar (e vai contar com Kim Kardashian). Saiba tudo
"American Horror Story: Delicate" está quase a chegar (e vai contar com Kim Kardashian). Saiba tudo
Ver artigo

“Lá Em Cima”

Um realizador e a filha, que não vê há vários anos e que é estudante de design de interiores, visitam um edifício, que pertence a uma designer, que lhes faz uma visita guiada, piso a piso, e lhes mostra algumas obras de sua autoria. Os três entram então nas várias divisões do edifício. Depois do início do filme, começamos de novo e subimos um andar de cada vez.

Este é um drama produzido pelo sul-coreano Hong Sang-soo, grande nome do cinema moderno do país.

“A Romancista e o Seu Filme”

Também produzido por Hong Sang-soo, o filme conta a história de uma romancista, Kim Junhee, que faz uma longa viagem para visitar a livraria de uma amiga que não vê há muito tempo. Durante um passeio com a amiga, encontram Byungsoo, um realizador seu conhecido com a mulher. Passeiam juntos, e de seguida encontram Kilsoo, uma atriz reformada. Estes encontros inesperados vão ser a nova fonte de inspiração de Kim Junhee, que pretende transformar um livro escrito por si num filme.

Este drama conquistou um Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim de 2022.

“Body-Buildings”

Este é um documentário produzido por Henrique Pina, que conquistou o prémio Outstanding Achievement, no festival de cinema Dance Camera West, em Los Angeles. Reúne dança, arquitetura e cinema, e mistura identidades e conceitos. São criadas seis coreografias para seis obras de arquitetura, em seis locais de Portugal.