Antes que os puristas da literatura nos ataquem, usamos aqui a palavra clássico de forma não convencional. Reunimos numa lista 15 livros que, de alguma forma, marcaram várias gerações. Ora porque tenham feito (ou ainda façam) parte do Plano Nacional de Leitura, ora porque foram imensamente populares em determinado momento, ora porque são efetivamente clássicos da literatura.
Escolhemos também títulos mais pop, como "O Perfume", de Patrick Süskind, ou "Sei Lá", de Margarida Rebelo Pinto, escritora que inaugurou um estilo de literatura light em Portugal, mais orientado para o público feminino e que, passados 24 anos, é o retrato de um Portugal cosmopolita do final da década de 1990.
Há também livros incontornáveis como, "Os Maias", que tanto prazer ou dores de cabeça deu aos estudantes do ensino secundário, consoante a apetência para ler o mais conhecido romance de Eça de Queirós. Se não gostou na altura (e recorreu aos famosos livros de resumos... hey, não estamos a julgar), que tal dar uma segunda oportunidade à história de amor entre Carlos e Maria Eduarda e partir-se a rir com as peripécias do pinga-amor João da Ega?
Percorra a galeria e veja as nossas 15 sugestões
* os preços indicados são os disponíveis nos sites das marcas