Se é daquelas pessoas que devora livros na praia durante as férias, mas não consegue manter o ritmo no resto do ano, ou não tenha mesmo o hábito de ler, mas é algo que gostava de implementar este ano, não desespere: temos como o ajudar.
O primeiro passo é escolher um livro que o cative, e é verdade que pode passar os olhos pelas novidades das livrarias, seguir booktokers para sugestões ou até juntar-se a um clube de leitura.
O melhor de tudo é que já existem iniciativas ótimas para estimular este hábito, como o Book Gang da escritora Helena Magalhães, o maior clube do livro em Portugal. Esta plataforma permite-lhe subscrever uma box mensal (com um, dois ou três livros, a partir de 24,40€ por mês), onde a criadora do Book Gang faz uma curadoria literária com as novidades do mês — embora possa sempre escolher outras opções de meses anteriores.
Espreite oito sugestões de livros para começar já a ler
Para além da escolha do livro, há outras dicas preciosas que o podem ajudar a adquirir ou voltar a este tão bom hábito, como as seguintes elaboradas pela plataforma Clube de Autores. Ora, veja.
5 dicas para ler mais
1) Estabeleça pequenas metas
Quando traçar a meta de leitura, esta deve ser o mais realista possível tendo em conta o seu tempo para ler e o ritmo. Não se sobrecarregue com objetivos inatingíveis, pois pode ficar desmotivado. Para alcançar essa meta, é importante que, no dia a dia, vá traçando outras mais pequenas, como, por exemplo, ler um certo número de páginas todos os dias. Além de ajudar a ter um ritmo de leitura, acaba por ser um incentivo.
2) Escolha um local indicado
Durante a leitura, é muito importante encontrar um local tranquilo, com boa luz e livre de distrações, onde consiga concentrar-se no livro e relaxar.
3) Organize o seu tempo
Dedique momentos específicos do dia à leitura. Seja de manhã antes do trabalho, durante o tempo que passa nos transportes, à hora do almoço ou antes de dormir, estabeleça uma rotina que se encaixe no seu dia a dia.
4) Escolha livros cativantes
Opte por livros que realmente lhe interessem. Uma história envolvente torna a leitura mais prazerosa e facilita a concentração. Além disso, obviamente, será menos aborrecido se o tema do livro for do seu interesse.
5) Evite o multitasking
Para manter a concentração na leitura deve evitar fazer várias coisas ao mesmo tempo, como estar a ler com a televisão ligada ou a fazer scroll nas redes sociais. Tal prejudica não só a concentração, como a compreensão.