O livro de memórias da estrela de "Friends" está prestes a chegar às livrarias portuguesas. "Friends, Amantes e Aquela Coisa Terrível" é o nome da biografia de Matthew Perry, que leva o leitor aos bastidores da sitcom de sucesso e à luta contra a dependência do ator.
Neste livro, Matthew Perry, que morreu a 28 de outubro de 2023 e ficou mundialmente conhecido pelo seu papel como Chandler em "Friends", expõe a família disfuncional que o criou, o desejo de reconhecimento que o levou à fama e o vazio dentro de si, revelando que a sua dependência de bebidas alcoólicas terá começado no início dos seus primeiros dias no set da série, quando Chandler Bing começou a atingir enormes níveis de popularidade.
Matthew Perry revelou na biografia que frequentou seis mil reuniões dos Alcoólicos Anónimos e entrou em reabilitação 15 vezes, e gastou mais de nove milhões de dólares na luta contra os seus vícios, de acordo com a CNN Portugal.
No entanto, apesar das complicações, o ator norte-americano fala também no livro sobre a paz que encontrou na sobriedade e como se sentiu em relação à omnipresença de "Friends", partilhando histórias sobre os seus colegas de elenco e outras estrelas que conheceu ao longo do caminho. "Tudo começa a partir de uma conexão espiritual com algo que é maior do que tu", disse Perry à revista "People", citado pelo mesmo meio de comunicação, em 2002, ao falar sobre a sua jornada na reabilitação.
"É aí que está o material da vida. Quanto ao resto, tenho a sorte de ter um carro fixe e muito dinheiro. Mas se não tivermos felicidade interior e não pensarmos nos outros em primeiro lugar, seremos solitários e infelizes numa casa grande", disse.
Lançado a 1 de novembro de 2022 nos EUA, "Friends, Amantes e Aquela Coisa Terrível" chega a Portugal no dia 26 de março, quase cinco meses depois da morte do ator norte-americano, a 28 de outubro. Matthew Perry foi encontrado morto na sua casa de Los Angeles, Estados Unidos, aos 53 anos, e o seu corpo estava dentro da piscina aquecida no terraço da sua casa.
O ator morreu devido aos efeitos agudos do uso de cetamina como analgésico, de acordo com os resultados da autópsia, divulgados em dezembro e citados pelo jornal "The Guardian". Conhecida também como quetamina, a cetamina trata-se de um anestésico geral utilizado em procedimentos cirúrgicos e, em doses mínimas, no tratamento da depressão – mas é também usado por algumas pessoas como uma droga recreativa.
Desde a morte de Perry, as vendas de "Friends, Amantes e Aquela Coisa Terrível" duplicaram, segundo a revista "People", e o número continua a aumentar. Durante o lançamento inicial do livro, a Publishers Weekly, citada pelo site "PinkVilla", estimou as cópias vendidas em 96 mil, mas após a notícia da sua morte, o livro ficou em primeiro lugar na lista de best-sellers da Amazon. Agora, os exemplares do livro de memórias do ator duplicaram as vendas e, até à data, já foram vendidos mais de 2,5 milhões de exemplares.
"Friends, Amantes e Aquela Coisa Terrível" já se encontra disponível para pré-venda nos locais habituais, por um preço de 16,11€ (17,90€ sem estar em promoção).