Quando falamos em livros do ano, é também a isto que nos referimos. Depois de não sei quantos trabalhos sobre Elon Musk e pelo menos uma biografia não autorizada pelo próprio, vem aí o livro sobre o homem controverso da Tesla (e agora do Twitter) que muitos consideram ser um visionário como Steve Jobs o foi.
A menção não é, de todo, descabida. Além de um percurso ligado à tecnologia e à inovação, Elon Musk tem agora uma nova semelhança com Steve Jobs — o seu biógrafo.
A primeira grande biografia sobre Elon Musk, autorizada pelo próprio, vai ser lançada a 12 de setembro. O escritor? Walter Isaacson, autor da bem sucedida e explosiva biografia de Steve Jobs, mas também da de Albert Einstein e Leonardo Da Vinci.
"Elon Musk", assim se chama o novo livro, tem lançamento confirmado para Portugal através da editora Objectiva e tradução por Isabel Verissimo.
Tal como na sua biografia ao fundador e CEO da Apple, Walter Isaacson teve acesso total à vida pessoal e profissional de Elon Musk, um homem que, nas suas palavras, é mestre em multitasking. Numa das entrevistas que Isaacson concedeu de forma a publicitar o lançamento livro, revelou que, no dia em que Musk soube que a sua compra do Twitter tinha sido aprovada, estava numa reunião com a sua equipa da SpaceX.
A reunião durou duas horas e Walter Isaacon, que esteve sempre presente, recorda que "nunca ninguém lhe perguntou sobre o Twitter". "Ele tinha acabado de comprar o Twitter e a sua mente estava focada noutro assunto completamente diferente. É perito na capacidade de fazer multitasking", diz Isaacson.
Esta é uma das muitas observações que Walter Isaacson regista no seu livro "Elon Musk". Mas para isso, entrevistou colegas, amigos, familiares — muitos deles, de relações cortadas com Musk — e até adversários ferozes de maneira a traçar um perfil fiel daquele que é considerado um dos homens mais ricos (e visionários) do mundo. O livro vai abordar não só a sua infância e a relação conturbada com o pai, mas também toda a sua carreira profissional até à compra do Twitter, que agora se chama X e que Musk quer tornar numa "everything app" — ou seja, uma app capaz de tudo.
A edição portuguesa de "Elon Musk" vai contar com 500 páginas, será uma edição de capa mole, e vai custar 29,45€. Já está em regime de pré-venda em locais como a Fnac.