O icónico pássaro azul pelo qual é conhecido o Twitter vai ser substituído por um X branco sobre um fundo preto. A notícia é confirmada pela diretora executiva da rede social, Linda Yaccarino, depois de ter publicado uma fotografia do novo logótipo do Twitter, esta segunda-feira, 24 de julho. “O X está aqui! Vamos a isto!”, escreveu a diretora executiva como legenda da publicação.
Elon Musk, o proprietário da rede social, já tinha anunciado durante o fim de semana, 22 de julho, que estava a ponderar alterar não só o logótipo do Twitter, como também o nome da marca. “Em breve diremos adeus à marca Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”, escreveu o empresário multimilionário na rede social.
O atual dono do Twitter também mudou a sua fotografia de perfil da rede social para este novo logótipo, assim como alterou o link que estava presente na sua biografia. Agora o endereço que consta é X.com, que redireciona o utilizador para o site desta rede social.
Este novo endereço vai ao encontro da medida tomada por Elon Musk em abril deste ano, quando decidiu mudar o nome da empresa para X Corp. O objetivo deste empresário multimilionário é transformar o Twitter numa aplicação multifacetada, que inclua também serviços financeiros, um pouco à imagem da plataforma WeChat na China.
“X é o estado futuro de interatividade ilimitada – focando em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/banco – criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades”, referiu ainda Linda Yaccarino, através de uma publicação no Twitter.
“O Twitter causou uma enorme impressão e mudou a forma como comunicamos. Agora, o X irá mais longe transformando esta aldeia numa cidade global”, acrescentou depois a diretora executiva da rede social.
De acordo com a BBC, o pássaro azul é utilizado como logótipo desde o lançamento da rede social em 2006, tendo recebido posteriormente o nome de Larry, em homenagem ao jogador de basquetebol da equipa Boston Celtics, Larry Bird.