"'Cicatrizes' é um autorretrato emocional". É assim que se descreve o novo e primeiro livro de Dino D'Santiago, artista português de 42 anos considerado uma das figuras mais relevantes da cultura portuguesa. Publicado no passado dia 6 de outubro pela Arena, chancela da Penguin Random House, o livro conta com um conjunto de textos intimistas pensados e escritos pelo artista, que abordam desde temas como o bem-estar e a saúde mental até temas como a desigualdade.

"Mundo, Pára Quieto" é o novo livro de Ricardo Araújo Pereira e junta várias crónicas inéditas em Portugal
"Mundo, Pára Quieto" é o novo livro de Ricardo Araújo Pereira e junta várias crónicas inéditas em Portugal
Ver artigo

O prefácio foi escrito por Lídia Jorge, autora portuguesa de renome, que garante que "Cicatrizes" é "um testemunho invulgar" e que fará com que todos os leitores sentiam todo o tipo de emoções. "Lê-lo provoca lágrimas e risos de alegria. Inicia-se como se fôssemos ler a história de um jovem bem-sucedido que lembra a vida difícil que deixou para trás, mas terminamo-lo sabendo que estivemos a ler a longa página de uma História entre povos", escreve, deixando claro apenas uma coisa: Dino D'Santiago é "o orgulho de vários povos viajantes cruzados".

Aqui, o artista foi escrevendo com autoconhecimento, voltando às memórias do passado e dando esperança a um futuro que ainda está por chegar. Decidido a partilhar a sua experiência e as suas reflexões sobre a vida, Dino D'Santiago também explora conflitos e vulnerabilidades, nunca deixando de lado os outros papéis da sua vida - além de artista e, agora, escritor, é também pai, filho, irmão e marido. Todas estas suas facetas são retratas sem precedentes, em 50 textos que farão o leitor ficar a conhecer a verdadeira natureza íntima do artista.

Com fotografias e ilustrações também de Dino D'Santiago, "Cicatrizes" não deixa de lado outros temas como a superação, a condição feminina, a liberdade, a maternidade ou até a paternidade, e já está à venda em todas as livrarias com um custo de 16,61€.