205 páginas, cinco grandes capítulos com muitos outros dentro deles e inúmeras revelações inéditas sobre o vencedor do "Big Brother 2023". É assim o livro autobiográfico de Francisco Monteiro, intitulado "O Improvável: De Miúdo Rebelde A Vencedor", que chegou às livrarias esta terça-feira, 11 de junho, e que foi apresentado nesse mesmo dia por Cristina Ferreira, na FNAC do Alegro Alfragide.

No rescaldo de uma receção calorosa com fãs, amigos e familiares, que torciam fervorosamente por si para lá das cadeiras situadas no centro da livraria, Zaza, como é carinhosamente apelidado pelos apoiantes, falou sobre o seu novo livro, que esgotou em poucas horas (ainda quando estava em pré-venda, atenção) e que, agora, ocupa o primeiro lugar do pódio do Top FNAC Livros Não Ficção.

"Eu, ao longo do tempo, apercebi-me de que ainda não sei lidar muito bem com isto da fama, achava que era muito mais fácil", começa por explicar. "Acabei por perceber que havia muita coisa que ia ser falada, que ia ser dita sobre a minha vida, e queria tomar a liberdade de contar eu a minha história", frisou, acrescentando ainda que lançar um livro foi algo que nunca lhe tinha passado pela cabeça.

Francisco Monteiro
Francisco Monteiro Francisco Monteiro lança livro “O Improvável: de miúdo rebelde a vencedor”.

Além de estar contente pelo livro ocupar um lugar de destaque no que diz respeito a vendas, também se sente desta forma pelo feedback que tem recebido de quem já folheou as páginas e se deu ao trabalho de conhecer a sua história. "Tem sido muito positivo", explica, enfatizando que isso se deve, a par de ser "um livro de leitura fácil", ao facto de "deixar transparecer" aquilo que é – ou que foi, em tempos.

Embora seja difícil passar para papel tudo aquilo que viveu em 29 anos, Zaza diz que acabou por abordar tudo na obra. "Houve algumas coisas que aprofundei e outras que não aprofundei tanto, mas acabei por meter tudo", afiança, dizendo ainda que "não faria sentido estar a editar um livro se depois acabasse por também não colocar tudo aquilo que devia colocar".

Por isso, de crescer na Foz ao "Big Brother", o livro espraia-se por todos os campos da sua vida. É o caso da passagem pelo ténis e todas as regras que estar dentro de campo acarretava, daqueles que o ex-concorrente considera serem os "anos negros" da sua vida, fruto de um desgosto amoroso e de uma depressão, da estadia no Dubai, que tem sido um dos capítulos mais aclamados, bem como da relação conturbada que tem com a imagem e até com a fama, à qual ainda não se habituou.

Francisco Monteiro em entrevista. "Podia estar a viver um conto de fadas, mas não estou"
Francisco Monteiro em entrevista. "Podia estar a viver um conto de fadas, mas não estou"
Ver artigo

E é precisamente por abordar esta panóplia de temáticas que cada capítulo é uma novidade para quem o lê, porque todos acabam "por ter muitas revelações". Aliás, de acordo com o vencedor do "Big Brother 2023", houve coisas que optou por manter em segredo aquando da sua passagem pela televisão, mas que figuram nesta obra. "É para explicar a minha história e porque quero ser eu a contá-la", frisa.

"Acho que, quando as coisas são contadas dentro de um reality show, é isso que acontece – são tiradas fora do contexto. Pode ser para amealhar apoio, para muita coisa, portanto acho que fez todo o sentido", continua Francisco Monteiro. "Sinto que as pessoas me começaram a conhecer melhor a partir do livro", remata.

"Quem faz televisão anda sempre à procura de quem se destaca"

cristina ferreira e francisco monteiro
cristina ferreira e francisco monteiro créditos: Vasco dos Santos/MAGG

"O Improvável: De Miúdo Rebelde A Vencedor" foi apresentado por uma pessoa muito especial para Francisco Monteiro: Cristina Ferreira, que não só foi a apresentadora da edição do formato da qual se sagrou vencedor, como também é, atualmente, parte da sua família, já que está numa relação com o seu irmão, João Monteiro.

"A Cristina, para mim e ainda bem que assim foi, é já há muitos anos que é a número um para mim da televisão em Portugal", afiança Zaza, questionado em relação ao que o levou a escolher a apresentadora para ter um papel de destaque neste dia especial. "É alguém que tem muito peso, e é uma opinião com muito peso para mim, porque me ajuda muito", frisa.

Contudo, o ex-concorrente não foi o único a ter umas palavras de apreço para dizer – a cunhada também não se poupou nos elogios e aproveitou para fazer uma viagem ao passado. Trocando por miúdos, a diretora de Ficção e Entretenimento da TVI foi até aos tempos do casting do "Big Brother 2023" para demonstrar que, embora Francisco Monteiro tenha dificuldade em reconhecê-lo, o seu potencial esteve lá desde o primeiro momento.

Do irmão aos amigos. Francisco Monteiro diz que sempre foi "mais um" e nunca teve "espaço para brilhar"
Do irmão aos amigos. Francisco Monteiro diz que sempre foi "mais um" e nunca teve "espaço para brilhar"
Ver artigo

"Há um dia em que a diretora de produção chega à TVI e diz 'hoje, tivemos no casting um grande concorrente (...). Chama-se Francisco e, pela sua história de vida e pela sua personalidade, não tenho dúvida nenhuma de que ele deve entrar'", explicou Cristina Ferreira, dizendo que a diretora de produção tem mais de 20 anos de experiência e que não há quem possa fazer estas apreciações com mais propriedade.

"O Francisco só tem um destino, que é o de vencedor. Ele próprio não acredita nisso e é só o passo que lhe falta", afirma Cristina Ferreira, relembrando a entrevista que o cunhado lhe concedeu, no âmbito da edição da revista "Cristina", da qual este foi capa. "Sem se aperceber, esse é o lugar dele e talvez no dia em que ele tenha plena noção de que esse é o seu destino final, o caminho seja mais fácil", explicou.

"Quem faz televisão anda sempre à procura de quem se destaca no meio dos outros. E uma senhora que o faz há 20 anos, assim que o viu, chegou perto e disse 'há ali um rapaz que é um grande jogador e um grande concorrente'. Só não sabíamos que era uma extraordinária pessoa", rematou a apresentadora da TVI.

"O Improvável: De Miúdo Rebelde A Vencedor", editado pela Manuscrito Editora, já está à venda nas livrarias com um PVP de 15,90€.