Tem até 11 de junho para visitar a Feira do Livro em Lisboa e usufruir da oferta literária desta edição, que arranca já na quinta-feira, 25 de maio. Embora traga novidades, o evento, que já tinha sofrido alterações devido à Jornada Mundial da Juventude, adapta agora o seu horário para os eventuais festejos de futebol.
No sábado, dia 27, o encerramento passa para as 17 horas, por questões de segurança relacionadas com "eventuais comemorações" associadas à Liga Portugal de futebol, informou a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, citada pela CNN.
Fora as alterações, o Parque Eduardo VII acolhe mais um ano de muitas atividades e vendas em promoção ao ar livre. Ricardo Araújo Pereira, Evanna Lynch (Luna Lovegood da saga cinematográfica Harry Potter) e Maidy Lacerda são algumas das figuras públicas já confirmadas para as sessões de autógrafos. O evento promete ainda novas instalações e ofertas nas áreas de restauração e lazer.
Conheça os autores que dão vida às obras
No dia 25 de maio, há sessão de autógrafos com James Mcsill, autor dos livros "5 Lições de Storytelling - Factos, Ficção e Fantasia" e "5 Lições de Storytelling - Persuasão, Negociação e Vendas", às 17 horas. Ao mesmo tempo, Catarina Maia, criadora da página de Instagram “O meu útero”, vai estar a assinar o seu livro “Dores Menstruais Não São Normais", no pavilhão da Editorial Presença.
Evanna Lynch, que interpretou Luna Lovegood na saga Harry Potter, vem a Portugal para apresentar o seu novo livro de memórias, “O Oposto da Caça às Borboletas”, já disponível para pré-venda. A atriz vai estar na Praça Leya da Feira do Livro de Lisboa no dia 27 de maio, sábado, às 15 horas.
Também a editora Planeta traz algumas caras conhecidas ao evento. No dia 27 de maio, às 16 horas, a empreendedora Bárbara Barroso assina a sua obra de literacia financeira “Ponha o seu dinheiro a trabalhar para si”. Já a 28 de maio, domingo, às 15 horas, Fátima Lopes vai estar a assinar o seu romance publicado em abril de 2022, “Faz o que o Teu Coração Pede”.
No mesmo dia, pelas 18 horas, Isabel Stilwell recebe os visitantes para autografar o seu livro “Filipe I de Portugal”. A escritora e jornalista regressa no dia 8 de junho à mesma hora.
“O Diário de Uma Princesa Desastrada” rendeu duas sessões de autógrafos a Maidy Lacerda, nos dias 1 e 3 de junho, às 14 horas e às 16 horas, respetivamente. A criadora de conteúdos vai lançar a segunda parte da obra ainda em julho de 2023. Ricardo Araújo Pereira é um dos nomes confirmados pela Tinta-da-China, sendo que vai estar na Feira do Livro nos dias 3 e 11 de junho, ambos às 16 horas.
No dia 8 de junho, quinta-feira, o apresentador da RTP Hélder Reis expõe o seu romance “Sabíamos Tão Pouco sobre o Amor”, lançado em abril. Outro rosto já conhecido da RTP vai estar presente e disponível para autógrafos: José Rodrigues dos Santos apresenta a sua obra “A Mulher do Dragão Vermelho” no dia 10 de junho, sexta-feira, às 16 horas.
Com sessões para todas as idades, a Feira do Livro de Lisboa convida também Lah Fernandes, nome popular no TikTok, e o seu livro “Stora, o Meu Cão Comeu-me o TPC!” para marcar presença no domingo, dia 11 de junho, às 15 horas. No mesmo dia, às 17 horas, Alexandre Monteiro assina o seu livro “Torne-se um Decifrador de Pessoas”, lançado em junho de 2021.
E a comida, onde está?
Pode ver no mapa os restaurantes presentes e espaços criados pelo evento. Desde Farturas À Ótário ou Gourmet a gelado do Ben & Jerry’s, passando pela cerveja da Sagresjaria, até às pizzas artesanais e às massas da Capricciosa, são várias as opções e novidades para sustentar um dia de passeio entre as bancas de livros.
Das atividades aos descontos na Hora H, saiba o que pode aproveitar
A feira promove mais um ano de promoções a partir dos 50% em títulos publicados fora das limitações da Lei do Preço Fixo do Livro. Pode consultar a lista de livros selecionados aqui. A iniciativa “Hora H” funciona de 29 de maio a 7 de junho, de segunda-feira a quinta-feira, na última hora da Feira em cada dia.
Para além dos 340 pavilhões, a Feira do Livro de Lisboa inclui atividades na agenda cultural, como sessões de autógrafos, concertos, sessões de cinema, workshops de culinária, apresentações de livros e atividades para as crianças. O espaço infantil conta com apresentações de livros para os mais novos, oficinas e mascotes para entretenimento.
Quando abre? E quando fecha?
De segunda-feira a quinta-feira, a feira funciona entre as 12h30 e as 22 horas. À sexta-feira e em vésperas de feriado, fecha um pouco mais tarde, ou seja, às 23 horas.
Ao sábado, a Feira do Livro aproveita para abrir mais cedo, às 11 horas, e mantém a hora de saída às 23 horas (exceto no dia 27 de maio, em que encerra às 17 horas). Já ao domingo e feriados, abre também às 11 horas, mas termina às 22 horas.