As Girls Aloud, uma conhecida girl band britânica, vão voltar. O grupo originalmente formado por Cheryl Cole, Nadine Coyle, Sarah Harding, Nicola Roberts e Kimberley Walsh tem digressão marcada para 2024, depois de se ter separado em 2013. E o motivo do regresso, agora a quatro, é bem especial.

A digressão, que vai passar apenas pelo Reino Unido e a Irlanda, tem como o objetivo homenagear uma das integrantes da banda, Sarah Harding, que morreu a 5 de setembro de 2021, aos 39 anos. A cantora pop foi vítima de cancro da mama, uma doença contra a qual já lutava desde agosto de 2020 e que se espalhou pelo corpo todo.

"A digressão é uma celebração à Sarah, à nossa música e aos nossos incríveis fãs", começou por dizer a banda no Instagram. "Mal podemos esperar para cantar e dançar com todos vocês mais uma vez", continuaram, aquando do anúncio desta nova série de concertos, cujo arranque está marcado para o dia 18 de maio, em Dublin, Irlanda.

As integrantes do grupo, em entrevista à BBC, comemoraram a oportunidade e disseram que sentem como se Sarah estivesse presente neste novo capítulo. "Ela ganhava vida no palco. Foi o mais feliz que ela esteve", disse Kimberley Walsh. Mas o facto de voltarem a unir forças não significa que vão fazer música nova.

Há uns meses, quando o burburinho à volta de um regresso da banda começou a surgir, a imprensa internacional criou teorias de que o grupo estaria a preparar-se para lançar um novo álbum e alguns videoclipes, algo que foi negado por Cheryl Cole. "Fazer novas músicas sem a Sarah seria estranho. Mas comemorar o que fizemos juntas? Fabuloso", brincou a cantora.

As Girls Aloud surgiram no âmbito do programa de talentos da televisão britânica, "Popstars: The Rivals", que foi para o ar em 2002. O objetivo do programa passava por criar duas bandas, uma feminina e outra masculina, através de audições realizadas por todo o país. Cheryl Cole, Nadine Coyle, Sarah Harding, Nicola Roberts e Kimberley Walsh acabaram por ser selecionadas para formar este grupo.

Cantora das Girls Aloud morre aos 39 anos
Cantora das Girls Aloud morre aos 39 anos
Ver artigo

Ainda nesse ano, o quinteto lançou "Sound of the Underground", o single de estreia, que também deu nome ao seu primeiro álbum. A música foi um sucesso imediato, tendo alcançado o primeiro lugar nos rankings musicais do Reino Unido e catapultando a carreira do grupo, que, no ano seguinte, até teve uma participação no filme "O Amor Acontece". Foi neste filme que deram a conhecer a sua versão de "Jump (For My Love)", uma faixa originalmente cantada pela banda Pointer Sisters.

Após aproximadamente uma década de sucesso, em 2013, as Girls Aloud anunciaram a sua separação. O grupo realizou uma última digressão, intitulada "Ten: The Hits Tour", para honrar os dez anos que passaram juntas. E embora, à semelhança dos concertos de 2024, se tenham se concentrado principalmente no Reino Unido e na Irlanda, as Girls Aloud também realizaram alguns espetáculos noutros países, incluindo uma apresentação especial em Paris, França.