Está já ao virar da esquina a próxima edição das Festas do Mar, que se realizam na Baía e na Cidadela de Cascais. A começar já esta quinta-feira, 22 de agosto, este é um momento completamente gratuito em que todos os fãs da música se juntam para desfrutar a beleza desta arte, com os artistas mais conhecidos do País a subirem ao palco principal.
Com muita animação e fogo de artifício para encerrar a festa, as Festas do Mar vão estar em Cascais até dia 1 de setembro, pelo que são dois fins de semana que prometem ser inesquecíveis. Esta é a oportunidade perfeita para juntar a malta toda, quer seja amigos ou família, e rumar até esta vila portuguesa, que além de muita diversão conta também com bares e restaurantes para começar a noite antes de se dirigir aos palcos. E, claro, a Procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, um dos pontos altos das Festas do Mar, vai acontecer às 15 horas de dia 1.
Assim, e de forma a ajudar a organizar a vida de todos os que querem fazer parte destas festas, a MAGG reuniu um pequeno itinerário para que não fique a perder nada: desde como se pode dirigir até Cascais nestes dias, passando por todos os artistas que vão subir aos dois palcos que vão estar nos recintos (incluindo nomes como Bárbara Bandeira, Fernando Daniel e Rui Veloso), até aos benefícios de que pode usufruir.
Como chegar às Festas do Mar
Como sempre, o aconselhável para este tipo de eventos é deixar o carro em casa e apanhar os transportes. A partir de Lisboa, já vai ser possível apanhar o comboio da CP, uma vez que as obras de modernização e o transbordo rodoviário na via ferroviária vão ser suspensas de propósito para estes dias. Assim, as obras apenas vão ser retomadas no dia 26 de agosto às 21h50, assim como, no segundo fim de semana, à mesma hora do dia 2 de setembro.
Além disso, muitas zonas dão a opção aos seus moradores de apanharem um autocarro, ou da Carris Metropolitana ou da MobiCascais, que param diretamente no terminal rodoviário. Sendo este junto da estação de comboios, qualquer pessoa que apanhe estes transportes levará menos de 10 minutos a andar até à Baía de Cascais, por exemplo, uma vez que a distância é de apenas 700 metros. Quem, na mesma, optar por ir de carro, deverá esperar um corte de trânsito entre a Rotunda do Jardim Visconde da Luz e Rotunda João Paulo II, de 21 de agosto até às 12h00 de 2 de setembro.
Quem são os artistas? E quem vai atuar no palco secundário?
Os concertos das Festas do Mar, este ano, vão estar divididos em dois recintos: o palco principal, na Baía de Cascais, e o Palco Sagres, na Cidadela. No principal, a programação começa - todos os dias - com um espetáculo para os miúdos por volta das 18h30, seguindo-se de um concerto de abertura às 20 horas e, depois, o cabeça de cartaz atuará às 22 horas. Já o Palco Sagres, que se dedica a artistas que estão a dar os primeiros passos, conta com os concertos a começarem às 19 horas (no dia 25 de agosto começa às 18 horas). Veja o alinhamento:
22 de agosto - Ruca / Afonso Dubraz / Rui Veloso (Palco Sagres: Sara Megre)
23 de agosto - Heidi e Abelha Maia / Tomás Meirelles / Bárbara Bandeira (Palco Sagres: Zé Vargas)
24 de agosto - Bluey / Joana Almeirante / Fernando Daniel (Palco Sagres: Mariana Lucas)
25 de agosto - Fado à Janela / Inês de Vasconcellos / António Zambujo (Palco Sagres: Diogo Oliveira)
29 de agosto - Pocoyo / Soraia Tavares / Bárbara Tinoco (Palco Sagres: Ana Mariano)
30 de agosto - Porquinha Peppa / Irma / Tiago Bettencourt (Palco Sagres: Du Nothin)
31 de agosto - Cocomelon / Martim Seabra / Carolina Deslandes (Palco Sagres: Curiosos)
1 de setembro - Miguel Carmona / Sinfónica de Cascais toca 40 anos do Oceano Pacífico - RFM (Palco Sagres: Vencedor de talentos Fiartil)
Viver Cascais dá direito a benefícios
Por fim, fique a saber que se for utilizador do cartão Viver Cascais, pode ter direito a um grande benefício: assistir aos concertos do palco principal, na Baía de Cascais, numa zona exclusiva. Para aceder a esta área, basta ter um perfil ativo e levantar a pulseira no quiosque pré-definido no Jardim Visconde Luz, de modo a que a pergunta “qual o melhor lugar para ver o concerto?” não precise de resposta.
Cada utilizador deste cartão tem direito ao levantamento de duas pulseiras para cada dia de concertos, mas há que ter em atenção que o número de lugares disponíveis neste espaço exclusivo é limitado. Os concertos do Palco Sagres não estão incluídos neste benefício, e é possível obter um cartão Viver Cascais aqui.