O Festival do Crato arranca oficialmente esta terça-feira, 22 de agosto. Depois de a organização ter agendado uma Festa Solidária esta segunda-feira, 21, com o propósito de angariar fundos a favor das associações humanitárias e solidárias do concelho, e da subida ao palco de Tony Carreira, é agora que as festividades vão começar "à séria".
O evento, que vai durar até 26 de agosto, conta com um cartaz variado e para todos os gostos. Esta noite são os nomes do hip hop e pop nacional que se vão fazer ouvir no palco principal, presente no centro da vila, mais concretamente no Campo 1º de Maio. Julinho KSD (com início às 21h30), seguido por Nininho Vaz Maia e Wet Bed Gang prometem uma noite de festa.
Nos restantes dias, a abrir o palco principal do Festival do Crato, pode ver Plutónio (23 de agosto), Os Raiz (24 de agosto);,Linda Martini (25 de agosto) e Pedro Mafama (26 de agosto). Todos os concertos referidos têm início pelas 21h30, seguindo-se outros artistas consagrados no panorama musical nacional e internacional. Para finalizar as noites, irão existir afterhours com vários DJ.
Além dos espetáculos musicais que vão ter lugar no palco principal, pode ainda dar um saltinho à feira de artesanato e gastronomia, que tem entrada gratuita, e onde vai estar presente um outro palco, que também irá receber concertos diários.
De acordo com a organização são esperadas “cerca de 100 mil pessoas ao longo do festival”, que podem usufruir da música e da feira de artesanato e gastronomia, que vai presentear os visitantes com cerca de 60 expositores, onde se incluem 32 para comer e beber.
A Proteção Civil avisa que, durante o festival, é importante estar alerta e ter alguns cuidados devido às altas temperaturas que se vão sentir por todo o País. A Câmara do Crato publicou na rede social Instagram um comunicado onde se lê que se deve ter mais atenção aos “cidadãos que possam ter mais suscetibilidade aos efeitos do calor”, como é o caso das crianças, idosos e doentes crónicos. Lembra ainda que a hidratação é fundamental e que durante as horas de maior calor é aconselhada a permanência em locais mais frescos ou climatizados.
Os preços começam nos 15€ para o bilhete diário e nos 50€ para os passes gerais. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais, como a Ticketline.