Uma das indústrias mais afetadas pela pandemia foi, sem dúvida, a da música. Muitos artistas viram os concertos que tinham agendados a serem cancelados, financiamentos a desaparecerem e muitos festivais de verão e projetos foram adiados. Por isso mesmo, a Vodafone quis dar um incentivo a este setor desafiando vários artistas a criarem temas originais. O resultado está agora disponível no disco “Inéditos Vodafone”.
A iniciativa da empresa de telecomunicações chega no âmbito da plataforma Portugal #EntraEmCena, anunciada no final de março pelo Ministério da Cultura. Graças a ela, várias empresas públicas e privadas poderiam lançar desafios e ver os artistas a responder com ideias, de maneira a dar continuidade aos seus trabalhos. Foi isso mesmo que a Vodafone decidiu fazer com artistas nacionais, de diversos géneros musicais.
“A cultura foi a primeira área da sociedade a ser obrigada a parar e, muito provavelmente, vai ser a última a regressar. Esta situação deixa os artistas nacionais numa situação de enorme fragilidade”, diz Leonor Dias, Diretora de Marca da Vodafone Portugal. “Com esta iniciativa queremos, de certa forma, retribuir a generosidade de todos os músicos que, no início da quarentena, colocaram o seu talento ao dispor dos portugueses, entretendo-os com concertos gratuitos nas redes sociais”.
Holy Nothing & Rompante, Malibu Gas Station, D’Alva, MEERA, Time for T e Rita Onofre foram alguns dos que aceitaram o desafio. A estes juntam-se ainda os Atalaia Airlines, Querubim, Conjunto de guitarras da Madragoa c/ Sofia Ramos, Diron Animal, Hause Plants, Iguana Garcia, Jasmim, Left, MOMO, Orfélia, Ray, Rogério Charraz, Vaarwell e Zé Simples.
Os temas que fazem agora parte da coletânea “Inéditos Vodafone” foram escolhidos por um júri Vodafone e Vodafone FM e apresentados, em primeira mão, aos ouvintes da rádio. As canções foram depois lançadas nas plataformas digitais a 17 de julho.
Para além da disponibilização digital, a coletânea será ainda lançada num disco físico, distribuído pela Sony Music Portugal. Está à venda desde sexta-feira, 31 de julho.
No futuro, e quando as circunstâncias assim o permitirem, a Vodafone pretende fazer um concerto com a presença dos vários músicos, para apresentar todas as canções do disco “Inéditos Vodafone”.