Se pensar na canção "Walk This Way", da banda norte-americana Aerosmith, é bem possível que a versão que começa imediatamente a surgir-lhe não seja a original. É que apesar do tema ter sido lançado em 1975 (foi o terceiro single do álbum "Toys in the Attic"), o cover dos Run-D.M.C. da mesma canção, lançado em 1986, não só cimentou o sucesso comercial do grupo de hip-hop, como deu um novo ânimo à banda liderada por Steven Tyler. Mas o êxito quase não viu a luz do dia.

"Estávamos numa época em que ninguém fazia nada diferente, ninguém saía da sua zona de conforto. Por isso, quando fizemos a 'Walk This Way', achávamos que toda a gente ia odiar, que as pessoas do hip-hop iam odiar porque estava tudo com medo de fazer algo novo", disse DMC, nome artístico de Darryl McDaniels, 59 anos, à revista "People", no contexto do lançamento da série documental  "Kings From Queens: The Run DMC Story", uma produção da plataforma de streaming Peacock (ainda indisponível em Portugal).

Uma das mais populares séries policiais dos anos 80 está de volta à televisão portuguesa
Uma das mais populares séries policiais dos anos 80 está de volta à televisão portuguesa
Ver artigo

Na mesma entrevista, o artista admitiu que o trio de hip-hop, composto também por Jason Mizell (Jam-Master Jay) e Joseph Simons (DJ Run) — para além do próprio Darryl McDaniels (DMC) —, achava que o cover da canção, feito com a participação dos Aerosmith, ia ser um desastre, e os intérpretes não queriam mesmo levar o projeto adiante.

"Isso não é hip-hop", foi a frase dita por DMC a Rick Rubin, produtor de música que levou a ideia até ao trio. "Achávamos que ia arruinar as nossas carreiras. Pensámos mesmo que ninguém ia gostar, que todas as pessoas que gostam de hop-hop iam ficar furiosas connosco. Não fazíamos ideia que toda a gente ia dizer-nos 'isto é a coisa mais fixe de sempre', ou que a população negra fosse adorar."

A verdade é que o tema acabou por cimentar o sucesso comercial dos Run-D.M.C, chegando ao top 5 da tabela Billboard Hot 100 no ano do lançamento. A cover e o vídeo respetivo do tema, que foi exibido de forma massiva na MTV, são ambos creditados como o veículo para levar o rap ao grande público, e também acabou por lançar novamente a carreira dos Aerosmith.

"A coisa que achávamos que nos ia arruinar acabou por ser justamente aquilo que nos melhorou", disse também DMC à mesma publicação.