Já deve ter ouvido os versos "Cheira bem, cheira a Lisboa" do tema de Amália Rodrigues. No entanto, o cheiro que vai pairar pela capital no próximo mês é de sardinha assada e manjerico, característica dos Santos Populares, que se celebram por toda a cidade, desde Alfama a Alvalade. Saiba onde e quando pode aproveitar alguns dos arraiais da capital.
Arraial da Misericórdia (1 a 30 de junho)
O Arraial da Misericórdia decorre de 1 a 30 de junho, de domingo a quinta-feira das 10h às 22h. Sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados das 10h às 24h. No dia 12, véspera de feriado de Santo António, o arraial estende-se até às 04h. A entrada é gratuita e localiza-se no Miradouro de São Pedro de Alcântara.
São vários os artistas portugueses que irão atuar no Arraial da Misericórdia. Fernando Correia Marques, no dia 1, às 22h. Mónica Sintra dia 13, às 21h. Nucha e Clemente no dia 22, às 21h e 22h, respetivamente. Além dos cantores de música popular portuguesa, dia 21, sábado, a Misericórdia irá homenagear Amália Rodrigues com a fadista Ana Sofia Varela, às 21h.
Arraial de Alvalade (12 a 16 de junho)
De 12 a 16 de junho, Alvalade estará em festa das 17h às 2h. O primeiro dia de arraial, véspera de feriado, inicia às 18h e termina às 2h, e no feriado, 13 de junho, começa às 18h até à 0h30. 14 junho, das 17h à meia noite, 15, das 18h à meia noite. Já no domingo e último dia, 16 de junho começa às 14h com a sardinha popular e termina às 21h. A entrada é livre e localiza-se no Complexo Desportivo Municipal de São João de Brito.
Além de espaços dedicados aos comes e bebes e do DJ Paulo Jalles, o Arraial de Alvalade vai receber nomes conhecidos da música portuguesa entre 13 e 15 de junho. Toy, Quim Barreiros e Ágata irão animar Alvalade nos dias 13,14 e 15, respetivamente.
Arraial de São Miguel (31 de maio a 29 de junho)
Às quartas-feiras, quintas, domingos e feriados, o Arraial de São Miguel, nas escadinhas de São Miguel, em Alfama, estará em ambiente festivo até à meia-noite, sendo que às sextas, sábados e vésperas de feriados estará até à 1h. Na noite de 12 para dia 13, a festa estende-se até às 4h. Nestes dias, o arraial terá música popular ao vivo. Segundas-feiras e terças são os dias em que o Arraial de São Miguel não se realiza.
A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior apresenta outros arraiais. Às sextas-feiras, sábados, vésperas de feriados e dia 13 de junho, o arraial ocorre em diversos pontos da cidade, desde o Largo da Severa, Rua da Guia, Rua Marquês Ponte de Lima, Rua da Mouraria e Rua do Capelão.
Arraial dos Combatentes (1 a 29 de junho)
O Arraial dos Combatentes, formado pelo Grupo Dramático e Escolar Os Combatentes terá atrações para os mais novos e música ao vivo. Tem 150 lugares sentados e é possível reservar mesa através do contacto telefónico (965171764). Além de Quim Barreiros a atuar no dia 7, a noite de 15 de junho será dedicada aos anos 80 e 90. A 22, a Marcha Infantil da Voz do Operário também irá atuar. A entrada é gratuita e localiza-se na Rua do Passolo, 1350-046.
Arraial Vila Berta (1 a 12 de junho)
O Bairro da Graça acolhe o Arraial Vila Berta, que começa com a atuação do cantor José Malhoa, às 20h30, Fado Vadio, no dia 3 de junho, Tony Cascão a 9 de junho, entre outras atuações, como DJ Cota Ruizadas e Duo Pimpalhudo.
O arraial é de entrada gratuita e tem início marcado às 18h durante os dias em que decorre, sendo que no dia 2 de junho há arraial infantil, que começa às 16h, onde as crianças poderão participar em jogos tradicionais e haverá pinturas faciais. Além das diversões, Ricardo Reis Pinto, cantor de músicas infantis atua às 18h.
Festas de Lisboa 2024
Além dos arraiais populares, a cidade de Lisboa acolhe outras festas. Entre elas, as conhecidas Marchas Populares de Lisboa, que desfilam na Avenida da Liberdade, na noite de 12 de junho. Tony Carreira e Richie Campbell são os artistas que vão concluir o programa das Festas de Lisboa, no Terreiro do Paço, às 21h30, nos dias 29 e 30 de junho, respetivamente.
Pode consultar o programa completo das Festas de Lisboa 2024 aqui.