Tal como na moda, também na decoração há tendências. Há cores, modelos ou texturas que se usam mais e que marcam uma coleção ou uma estação. Depois também há aquelas que chegam e ficam.
O dourado, que já apareceu e desapareceu na decoração, voltou nas últimas coleções e parece já não ter data de partida. E ainda bem.
Pode à partida parecer excêntrico ou espampanante, mas usado na medida certa, é apenas elegante e dá um toque requintado e moderno a qualquer decoração.
É uma das melhores combinações com a tendência tropical, que também foi outra que veio e nunca mais foi embora, fica bem com os tons pastel, como o rosa, o azul ou o verde, e também com cores mais fortes como o azul petróleo, o magenta ou o cinzento escuro. É, portanto, muito versátil.
O dourado pode ser usado um pouco por toda a casa, desde a sala, aos quartos, à cozinha e até à casa de banho, idealmente em pormenores e em peças mais pequenas, como por exemplo nos talheres, numa moldura, num vaso, num castiçal ou até numa cadeira.