É uma das discussões mais acesas nas redes sociais e na plataforma dedicada à maternidade Mumsnet. E percebe-se porquê. Uma mulher, mãe pela primeira vez de um bebé de poucos meses, acusa a sogra de invadir a intimidade do seu filho por lhe ter mudado a fralda. O problema não está em mudar-lhe apenas a fralda, mas sim no facto de lhe ter mudado a fralda à sua frente, quando poderia (e na ótica da mãe, deveria) ter sido ela a fazê-lo. E a sogra nem lhe perguntou se o poderia fazer, mudou a fralda e pronto. E a discussão acendeu-se, com muito mais críticas do que elogios à mãe.
Na ótica da mulher, a atitude da sogra foi de "prepotência". "Estou muito focada nas questões do consentimento e na proteção da privacidade do meu bebé. Por isso, prefiro que apenas eu e o meu parceiro mudemos a fralda ao nosso filho", começou por explicar a mulher, na plataforma Mumsnet. "Obviamente, compreendo que se eventualmente não estivermos disponíveis porque o bebé está no infantário ou se outra pessoa estiver a tomar conta do meu filho, não me importo que outra pessoa lhe mude a fralda. No entanto, não foi esse o caso com a minha sogra", revelou a mãe, que manteve o anonimato.
Mas afinal o que se passou para que a mãe ficasse assim tão incomodada? Ela conta. "O meu bebé começou a chorar e a minha sogra pegou logo nele. Depois, em vez de mo entregar, ela decidiu mudar-lhe a fralda sem me dizer nada. E eu estava mesmo ali", explicou a mulher. "Ele continuou a chorar durante o tempo em que a avó lhe mudava a fralda e só quando ela terminou é que mo entregou. Isso irritou-me porque não lhe competia mudá-lo".
Para esta mãe, embora entenda que o objetivo da sogra foi o de "ser simpática e ajudar", a atitude que revelou foi "prepotente". De futuro, diz que irá "impor um limite" para que estas situações não voltem a acontecer.
Só que a própria mãe terá nalgum momento ter tido dúvidas sobre a sua opinião — ou necessitava de validação — e então pôs a questão em discussão na plataforma Mumsnet. Mas não teve muita sorte. À comunidade de mães perguntou se estaria a ser "muito irracional".
"Se não se confia nos avós para mudar a fralda ao bebé, então eles nem deveriam ver o bebé. Se confia, então não há problema de lhe mudarem a fralda. Os bebés não precisam de consentimento, por muito que se queira", respondeu uma das mães que frequentam a plataforma. "Isto é algo que tens de resolver seriamente contigo própria", acusou outra mãe. "Não percebo porque é que te sentes assim. Mas parece que tens aí um problema qualquer", escreveu outra utilizadora.
O tom não variou muito, quase sempre contra a mãe que ficou incomodada por a sogra ter mudado a fralda ao filho. "Se não podes confiar na família próxima para mudar uma fralda, então, bem, o teu filho vai crescer literalmente obcecado por ti". "Então, as educadoras de infância ou as babysitters podem mudar a fralda ao seu filho, mas os avós não podem?"