"Quantos queres?" é uma pergunta que marcou muitas gerações durante a infância. Jogávamos em qualquer lado, bastava estarmos num café entediados enquanto os adultos conversavam e lá tirávamos um guardanapo do centro da mesa para construir um "quantos queres" e começar a jogar. Muitos ainda se lembram como se faz aquela espécie de origami, mas já não é preciso. A POW PlayOldWay, lançada esta sexta-feira, 17 de setembro, tem quantos queres prontos a jogar: o jogo já vem feito, os temas e atividades estão definidas e prometem diversão em família.

Tal como os antigos "quantos queres", estes podem ser levados para qualquer lado, daí que o jogo da marca POW PlayOldWay se chame POW 2 Go.

POW PlayOldWay - POW 2 Go
POW PlayOldWay - POW 2 Go créditos: divulgação

Joana Guerra, de 37 anos, e Sara Abegão, 42, ambas da área da arquitetura, são as criadoras da ideia que surgiu durante a pandemia e à qual estão atualmente dedicadas a tempo inteiro. Cada uma tem três filhos, com idades entre os 3 e os 13 anos e durante o confinamento sentiram a necessidade de algo para entreter as crianças e que estimulasse a aprendizagem ao mesmo tempo.

"Obrigadas a estarmos fechadas em casa e contra a ideia dos jogos de computador e de eles passarem o dia inteiro em frente aos ecrãs, a ideia surgiu, no fundo, para criar algo que pudesse entreter os miúdos, fosse didático e fosse buscar a tradição. Todos jogámos o 'quantos queres' em miúdos", explica.

O nome reflete isso mesmo — PlayOldWay (brincar como antigamente, em português) — mas este jogo é como que uma evolução do tradicional: junta a preocupação com ambiente pelo facto de os jogos serem feitos em papel reciclável e, ao contrário do "quantos queres" do passado, tem atividades quase infinitas.

Alata. As estantes que vieram para "simplificar e dar mais autonomia à criança"
Alata. As estantes que vieram para "simplificar e dar mais autonomia à criança"
Ver artigo

O jogo não tem nada que saber, tal como explica a co-fundadora do projeto, Joana Guerra "Primeiro, joga-se ao 'quantos queres'. Dez, por exemplo. Jogamos dez e depois temos as cores à escolha. Por exemplo, a pessoa escolhe o verde. Dentro do verde tem um círculo, um triângulo, um quadrado, uma cruz e tem o POW, que é a nossa sigla, e a pessoa escolhe qual é que quer".

Este é o método base, que varia de jogo para jogo, uma vez que o POW 2 Go divide-se por temas. Para já, existem dez no total, entre eles o "quantos queres" das profissões, do futebol, dos contos de fadas, dos piratas e das emoções. Neste último, por exemplo, cada cor corresponde a uma emoção e se de entre os símbolos é escolhida a cruz, a atividade pode ser responder à questão "sinto-me com raiva quando". Já se for o quantos queres dos piratas, a atividade sugerida pode ser "és um pirata! Finge que tens um gancho em vez de uma mão".

A brincadeira nunca se esgota, uma vez que para cada tema há mais de 40 atividades e já estão a ser pensados novos jogos com temas que vão desenvolver ainda mais o conhecimento das crianças — e podem ser um bom complemento à escola.

"Fizemos a edição dos animais, os domésticos e os selvagens, e vamos também ter a dos animais extintos. Temos também uma edição do corpo humano", refere Joana sobre o jogo pensado para as crianças e famílias não ficarem simplesmente sentadas. "Queríamos que houvesse dinamismo e apelasse à estimulação da linguagem corporal. O do corpo humano é muito engraçado nesse sentido", diz.

O Natal ainda está longe, mas pode já apontar na lista de presentes para os miúdos o POW 2 Go com o tema Natal ou o tema surpresa (8,90€). Serão lançados em breve, bem como o "quantos queres" da roda dos alimentos e dos parabéns. Joana adianta que o tema Natal vai ser "muito engraçado e é uma prenda super original que toda a gente gostaria de receber". Sim, porque o POW 2 Go é também para adultos e até vai ser lançada uma edição mais simples, pensada para namorados, mães, pais e avós.

Os restantes temas já lançados custam 6,90€ e são indicados para crianças com mais de 6 anos. No futuro, revela Joana, a POW PlayOldWay vai ter mais jogos tradicionais, mas para já são ainda segredo.

Para encomendar, basta enviar mensagem privada através da página de Instagram do projeto POW PlayOldWay ou enviar e-mail (pow.playoldway@gmail.com).

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.