É daquelas pessoas que está sempre a petiscar? Então, é provável que a expressão “estás sempre a comer” lhe seja familiar. Não se deixe intimidar: comer várias vezes ao dia, intercalando as refeições principais com pequenos snacks, é um bom hábito. Isto, é claro, se as opções que faz forem as mais acertadas. Para isso, deve optar por snacks que sejam nutritivos e não demasiado calóricos. Mas tenha atenção: é que há snacks que cremos serem saudáveis que, na verdade, não o são. Não se preocupe; aprender a distingui-los não é assim tão difícil. E nós ajudamos.

Porque é que os snacks são (tão) importantes

Temos muito a ganhar ao fazer dos pequenos lanches parte da nossa alimentação diária. Isto porque além de serem uma fonte de energia para enfrentar todas as tarefas do dia a dia, adicionam nutrientes extra à nossa dieta — desde vitaminas a minerais — e contribuem para uma maior sensação de saciedade, o que, por sua vez, evita que cometamos excessos alimentares ao almoço ou ao jantar. Contudo, para que seja possível usufruir de todos estes benefícios (e não só!), é importante saber escolher.

Regras essenciais para lanches saudáveis

Os snacks devem fazer parte de uma alimentação saudável, sim; mas há que adotar alguns hábitos e gestos para evitar margem para erros.

Tenha atenção às porções: se se vai servir de uma embalagem grande, verifique qual a quantidade correspondente a uma porção e respeite-a, pois há sempre alguma tendência para exagerar na dose!

Evite alimentos em que o açúcar ocupe os primeiros lugares da lista de ingredientes;

Coma de 3 em 3 horas. Este hábito ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e evita que tenha demasiada fome na refeição seguinte;

Tenha sempre à mão snacks saudáveis, por exemplo, fruta, e livre-se  das opções menos boas que possa ter em casa. Até se vai esquecer que existem.

5 snacks amigos da sua saúde

A chave para escolher snacks realmente saudáveis passa por fazer boas escolhas nos alimentos eleitos, preferindo, por exemplo, aqueles que são pobres em gorduras saturadas, sal e açúcar, e, por outro lado, ricos em vitaminas, minerais e fibras. Damos-lhe aqui algumas ideias que pode levar consigo para qualquer lado:

1. Fatias de maçã com manteiga de amendoim caseira

São o par perfeito: a maçã é rica em fibra e antioxidantes, que favorecem uma boa saúde intestinal e reduzem o risco de doença cardíaca; já a manteiga de amendoim também é boa para o coração, além de manter os níveis de colesterol equilibrados. Ainda assim, é importante não esquecer: a manteiga de amendoim é rica em calorias e, por isso, deve ser consumida em moderação.

2. Pudim de chia

É rápido de fazer — leva não mais do que cinco minutos —, pode ser preparado no dia anterior e deixado no frigorífico durante a noite. Este snack é rico em fibra e em antioxidantes, que ajudam a reduzir a inflamação e promovem uma boa saúde do coração.

3. Mix de frutos secos

Sim, é verdade que os frutos secos — nozes, amêndoas, cajus, entre outros — são ricos em gordura, mas fique a saber que se trata de gordura boa para a sua saúde: monoinsaturada e polinsaturada. São também uma opção super saciante.

4. Ovos cozidos

Um dos seus pontos fortes está associado ao facto de ser um alimento muito saciante, que pode reduzir a quantidade de calorias que ingerimos ao longo do dia. A vantagem? É ótimo para quem quer perder peso.

5. Compal Essencial à Colher

Combina vários grupos de alimentos: fruta esmagada (sem açúcares adicionados, apenas os que estão naturalmente presentes na fruta), uma mistura de cereais crocantes e arroz tufado, adoçados com mel. O resultado é um snack equilibrado e saciante. O melhor de tudo é que há três sabores diferentes de Compal Essencial à Colher: pêssego e maracujá, maçã e limão, e ananás e pera.

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