Mais um ano, mais uma época de semanas da moda espalhadas por todo o mundo - e, claro, a grupeta das portuguese girlies tinha de passar por algumas delas para espalhar o seu charme e carisma. Desta vez, as influenciadoras portuguesas de moda juntaram-se na Milan Fashion Week, em Itália, para uma semana cheia de desfiles, jantares e visitas a showrooms, com o objetivo de conhecerem as coleções mais cool e, claro, de elas próprias mostrarem os seus outfits cheios de pinta.

Vicky Montanari, Mafalda Patrício, Caetana Botelho Afonso, Mariana Machado, Raquel Strada, Mariana Degener e Bárbara Inês foram as portuguese girlies que se fizeram presentes ao longo da semana, vestidas sempre com referências vintage e conjugando peças que gritam tendência, luxo, irreverência e confiança — não tivessem elas começado a estética portuguese girlie que começou a bombar no TikTok no final de 2023. Dos looks mais sofisticados, como o vestido blazer de Mariana Machado, aos mais descontraídos, onde a ganga é protagonista, todas elas captaram olhares em terras italianas.

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Mariana Degener, à MAGG, explicou que a possibilidade de estar presente em fashion weeks é sempre "uma experiência enriquecedora", e que a realidade é que este tipo de eventos nunca são só sobre desfiles. "A moda traz um lado colorido às nossas vidas e é uma forma de expressar a nossa personalidade. Vir aqui faz-nos estar atuais das tendências e entender melhor a procura da sociedade, as marcas marcam tendências mas também atendem as necessidades do tempo e do comprador", começou por explicar. "A fashion week não é só sobre os desfiles mas também apresentações, ativações na cidade, streetstyle. Tudo faz parte do evento".

E como as novas coleções são os pilares destas semanas da moda, a portuguese girlie, cunhada do craque da Seleção Nacional Bernardo Silva, confessou quais os desfiles que mais gostou, dando assim a deixa de marcas a que devemos estar atentos nos próximos tempos. "Gostei muito de ir à Dsquared, pois para além de ser uma marca de grande êxito, celebravam os 30 anos da marca. Aqui pude ver um estilo ousado e irreverente. Também adorei ir ao evento da Hogan pois é uma marca que adoro, sofisticada e casual, versátil e moderna. Sempre nas tendências do cool kido. A Fendi também, que é uma referência para mim de elegância, glamour, arrojada, criativa e muito feminina, como adoro", disse.

A tendência "portuguese girlie" ganhou força no TikTok, no fim de 2023, especialmente após um vídeo viral de Vicky Montanari. No vídeo, a influenciadora apresenta um estilo que é tudo menos minimalista, optando por combinações mais coloridas e alegres, que parecem não funcionar numa primeira instância, mas acabam sempre por resultar. Este foi um estilo que começou a ser adotado por várias influenciadoras, e percorreu agora a Milan Fashion Week  - e que irá também percorrer já no próximo fim de semana, 8 e 9 de março, a ModaLisboa.

Espreite os looks.