Com as temperaturas a subirem, aproxima-se o momento de voltar a tirar o guarda sol do armário. E como está este objeto que lhe garante sombra na praia? Há quantos anos cumpre essa missão? Talvez já esteja na hora da reforma, devido a muito uso, ou por já ser considerado obsoleto, com todas as belas modernices que já existem.
O calor está aí à porta, pelo que a altura para apostar num novo chapéu de sol é agora. Em vez de comprar um novo verão sim, verão não, gastando pequenas quantias de dinheiro que, juntas, se tornam grandes, porque não investir num guarda-sol de qualidade?
É essa a proposta de Pedro Nobre e Joana Carreira, fundadores da marca. Em 2021, o casal, que trabalha para a L'Oréal, utilizou o tempo a mais que tinha em mãos durante o confinamento para criar a Sombra & Co. Apaixonados pelo verão, o sol e o mar, foram viver para uma casa a dez minutos a pé da praia. Combinaram, entre si, utilizar as pausas do almoço para sair um pouco do home-office e dirigir-se à praia. No entanto, chegavam lá na hora de maior sol e calor e sentiam-se desprotegidos.
Não tinham nem conheciam um guarda-sol que fosse suficientemente grande para garantir a sombra necessária, que fosse de qualidade para durar e resistir a condições meteorológicas mais adversas e, claro, que fosse também esteticamente apelativo. Fazia ainda falta uma marca portuguesa que disponibilizasse outros artigos úteis, bons e a condizer, como cadeiras de praia.
Foi desta lacuna que nasceu a Sombra & Co, que pretende revolucionar o seu verão com os seus chapéus de sol de dois metros de altura. Estes artigos garantem-lhe 1,90m de sombra — e essa nem é a melhor parte. Além de terem um fator de proteção UV contra os raios solares de 50+, estão cada vez mais amigos do ambiente.
De que forma? Os produtos da nova coleção da Sombra & Co são feitos de garrafas de plástico recicladas, objeto que muitas vezes acaba no mar. Em comparação com a produção da maior parte dos chapéus de sol, reduzem as emissões de dióxido de carbono em quase 70%. Protegem também os oceanos, porque, com o tecido que utilizam, gastam 90% menos água do que o normal.
A nova coleção, para o verão de 2022, chama-se Summer Stories. Desta vez, os guarda sóis vêm aprimorados, sendo que já contêm um sistema de ajuste para a altura do chapéu. As cores novas e o estilo vintage (graças às franjas de algodão orgânico) vêm embelezar as praias de norte a sul do país.
Conheça a nova coleção da Sombra & Co
Estes chapéus de sol prometem ser ultra resistentes (as varetas em fibra de vidro contribuem para tal) para que possa ter um consumo consciente, de qualidade e com durabilidade garantida. Cada um custa 150 euros e podem ser adquiridos no site da marca. Vêm ainda com um saco para facilitar o transporte, que, sendo da mesma cor do produto, permite-lhe manter o estilo. Com este conforto assegurado, vai poder fugir aos escaldões e ao calor abrasador.
O nome de cada modelo advém das praias favoritas do casal, sendo as eleitas para esta nova coleção Porto Covo, Gigi e Melides. Além dos chapéus de sol (disponíveis em salmão, azul e branco), há também corta-ventos e cadeiras em pré-reserva.