Só há uma coisa melhor do que renovar o armário e recheá-lo de novas peças: fazê-lo em prol de uma causa solidária. E é precisamente isso que vai acontecer este sábado, 18 de maio, na sala Paris I, no 13.º piso do Altis Grand Hotel, em Cascais, já que é lá que vai estar a decorrer uma venda solidária.
Associada ao Extreme Hangout, uma plataforma de eventos de ação climática, é a L'Agence, agência de modelos portuguesa, que vai estar a cargo deste evento. Para poder usufruir do mesmo, basta rumar até a este hotel da Rua Castilho, em Lisboa, e terá todo o dia para fazê-lo, uma vez que as portas vão estar abertas das 10 às 18 horas.
“Há muitos anos que a organização de ações de responsabilidade social e ambiental é parte da nossa política empresarial, visando contribuir positivamente para uma sociedade mais consciente. Temos uma forte ligação com a moda, uma indústria poluente, por isso sentimos a necessidade de promover a compra de roupa em segunda mão", diz Elsa Gervásio, CEO e sócia da L'Agence, em comunicado.
"Queremos alertar consciências para um mundo mais atento e global, e é por isso que o dinheiro reverterá a 100% para uma associação que protege os oceanos", continua. Assim, todo o montante arrecadado vai reverter para a Movimento Claro, associação que trabalha no combate ao problema do plástico nos oceanos, transformando embalagens plásticas em skates e outros objetos.
A roupa que vai estar à venda pertence a alguns dos agenciados da L'Agence, que foram desafiados a doar algumas peças. Se nunca pensou poder dizer que tem uma peça que, em tempos, pertenceu a celebridades como Ana Sofia Martins, Andreia Rodrigues, Catarina Gouveia, Diogo Amaral, José Mata, Júlia Palha, Raquel Strada e Ricardo Pereira, é melhor começar a mudar o chip.
Algumas das peças destas caras conhecidas foram escolhidas para o projeto de upcycling. Isto significa que serão entregues a designers e costureiras, com um simples objetivo: transformá-las as em novos e diferentes itens, que serão disponibilizadas para venda no dia 18.
Para ajudar ainda mais na sensibilização do problema da poluição, o evento também vai contar com uma panóplia de palestras, que vão ser levadas a cabo entre as 12 e as 14 horas. De Mary Fellowes, fundadora do Greenwith Studio e especialista em moda sustentável, que falará sobre a importância desse mesmo tema, a Paulo Gomes, diretor de arte de moda, que vai discutir "Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na Moda", passando por um painel de discussão sobre "Moda Consciente", há espaço para tudo.