O Dia Nacional do Pijama celebra-se na segunda-feira, 20 de novembro, e a maioria das escolas dos mais pequeninos aproveitam este dia para deixar que as crianças cheguem ao recinto da mesma maneira como vão dormir: de pijama. É o dia perfeito para os acordar mais tarde e aproveitar as primeiras horas da manhã para fazer tudo menos prepará-los para mais um dia de aulas, e é, certamente, um dos dias preferidos dos miúdos.
Esta iniciativa, criada em 2012 pela Mundos de Vida - Associação para a Educação e Solidariedade, pretende defender o direito de todas as crianças, especialmente daquelas que, por diversas razões, estão separadas das suas famílias biológicas. O Dia Nacional do Pijama tenta ainda chamar a atenção para o problema das crianças desfavorecidas, para que aumente o número de famílias de acolhimento em Portugal. Também por isto é que é celebrado no mesmo dia que o Dia Internacional dos Direitos das Crianças.
Para ajudar a comemorar este dia, basta vestir as crianças lá de casa com um pijama que faça furor entre os amigos da escola. É possível reaproveitar um pijama perdido no armário ou comprar um novo para celebrar o dia, como se fosse um disfarce de carnaval. As opções são infinitas, e com as lojas de retalho a diversificarem cada vez mais as suas coleções existem pijamas para todos os gostos e feitios.
Desde conjuntos azuis com uma capa vermelha a imitar o fato do Super-Homem aos pijamas-macacão de manga comprida da Minnie, a MAGG reuniu 15 pijamas e robes confortáveis para os miúdos (e graúdos se vestirem números pequenos) levarem para a escola na segunda-feira.