A criadora da marca, Mariana Rodrigues, nasceu e cresceu no Rio de Janeiro, Brasil, mas foi em Lisboa que decidiu concretizar o seu projeto. Falamos aqui de uma marca de roupa totalmente sustentável, a Eutela, que surge para fomentar uma forma de produzir mais consciente, sem descartar o lado feminino das peças.

Privilegia os materiais naturais, como seda, algodão e linho. Mas também o corte assimétrico das peças é um fator diferenciador, que "refletem individualidade, a aguarela traz fluidez e leveza, os botões carregam o afeto do fazer à mão", conta Mariana à MAGG

"Não acho que a ideia seja criar roupas sustentáveis, mas sim criar roupas que transmitam a mensagem que quero passar. Acho que a sustentabilidade não deve mais ser um nicho e sim um elemento central nas marcas que surgem atualmente", acrescenta a designer.

Para já, e para lançar a marca, conta com uma coleção cápsula — chamada CÉU — de cinco produtos: um par de calças, uma camisa, um vestido, um kimono e um lenço. A criadora mistura a descontração do corte das suas peças com cores intensas, tais como os laranjas, rosas e roxos.

A nova coleção da ISTO, a marca sustentável portuguesa que diz em cada peça o seu custo de produção
A nova coleção da ISTO, a marca sustentável portuguesa que diz em cada peça o seu custo de produção
Ver artigo

Mariana explica que após terminar a faculdade, a estadia em Lisboa, que deveria ter sido temporária, tornou-se permanente. Veio para estudar e após três anos de experiência profissional, a empreendedora decidiu arriscar. Para além da moda, também gosta de dançar e de comunicar. Essas terão sido outras inspirações para as peças que produz, consideradas leves e frescas.

E ainda que as fábricas têxteis em Portugal ainda não estejam preparadas para produzir peças sustentáveis em massa, Mariana procurou fornecedores nacionais para a criação de todos os pormenores. À excessão dos botões de resina bio que aplica nas criações, produzidos no Reino Unido, todos os outros tecidos e materiais têm origem portuguesa.

Para o futuro, a empreendedora está decidida: "Quero continuar a contar histórias e espero que Eutela cresça como uma plataforma que possibilite isso não só pra mim, como para todos que acreditarem no projeto", acrescentando que vai ser lançada uma nova coleção até ao final do ano.

Percorra a galeria de imagens para ver as peças da Eutela e aproveitar para consultar os preços de cada produto.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.