
É pequeno, peludo, tem dentes afiados e uma expressão que pende entre o adorável e o assustador. Chama-se Labubu, nasceu da mente do artista de Hong Kong Kasing Lung em 2015 e é, atualmente, um autêntico fenómeno viral – não só no TikTok, onde ninguém fala de outra coisa, mas entre celebridades e fashionistas como Rihanna, Dua Lipa, Chiara Ferragni e Lisa, da banda sul-coreana BlackPink.
Este bag charm (acessório de mala, em português) integra a série "The Monsters" da marca chinesa Pop Mart, famosa pelas suas caixas surpresa, que alimentam o vício dos colecionadores. É que, aquando da compra, nunca se sabe qual personagem vai encontrar até abrir a embalagem. É justamente essa incerteza que tem criado filas, trocas e a procura por edições raras deste boneco.
O sucesso de Labubu deixou de ser só digital. Em Milão, por exemplo, os fãs fazem fila ainda antes do nascer do sol na Corso Buenos Aires para garantir os lançamentos mais recentes da Pop Mart. A lógica é simples: quem tem um Labubu raro não tem apenas um boneco. Tem um símbolo de um acessório de moda e conteúdo perfeito para os stories.
Descrito como “feio mas fofinho”, o Labubu encaixa-se perfeitamente na estética "ugly-cute", algo tão estranho que se torna irresistível e que já cativou tanto adultos quanto jovens. A isto junta-se o fator escassez, o desejo de exclusividade e o efeito manada que domina as redes sociais. O resultado é uma nova geração de adultos a competir por bonecos como se fossem produtos de luxo.
Em Portugal, o Labubu já está disponível através de plataformas como a Ubuy, Etsy, Amazon, Ebay, que contam com uma ampla gama de figuras, que vão de edições limitadas a acessórios personalizados. Se quiser comprar numa loja física, a Revive Store, no Porto já tem várias coleções, também disponíveis no site.