Ana Rita Clara está sempre em linha com as tendências de moda. Basta deslizar pelas publicações de Instagram ou espreitar os looks com que apresenta o “À Conversa com Ana Rita Clara”, programa da TVI Ficção, estação que da qual passou a fazer parte há um ano, para perceber que não falha os tons garridos de verão, nem os vestidos leves, que tanto podem ser usados para trabalhar, como para levar para um sunset.
A essência do estilo da apresentadora está agora também no site em nome próprio, Ana Rita Clara, que após um rebranding passou a integrar um marketplace, para já, com três marcas com as quais se identifica.
"Pareceu-me natural que este site, que já tinha há muito tempo e onde ia colocando todas as minhas opiniões, tinha colunistas, tinha toda uma montra daquilo que o universo Ana Rita Clara tem e trabalha, mas achei que era tempo agora de revelar também uma loja online", começa por explicar Ana Rita Clara à MAGG sobre o novo projeto.
"Esta loja online tem características que eu defendo e com as quais me identifico muito e achei que era o momento certo para isso, porque houve este encontro com estas marcas incríveis e nacionais e que sobretudo apostam em matérias e numa ética de sustentabilidade em que acredito muito", diz, referindo-se à Mhina, Greenkiss e Clara agora alojadas no site.
Esta não é a primeira aventura de Ana Rita Clara na venda online de peças de moda — já o tinha feito com fatos de banho da Dama de Copas e ténis feitos com plástico do mar da Skizo by iRcycle —, processo que correu bem e quis repetir, agora numa vertente mais empreendedora.
"Sabemos hoje em dia que não faltam sítios onde as pessoas podem comprar online, que cada vez existem mais compras online, e naturalmente que queria que fosse algo diferenciador. Que as pessoas se sentissem ligadas e sentissem que é algo real, genuíno, de qualidade e que eu tive e terei sempre o máximo de cuidado nas peças que escolho — e que uso", sublinha Ana Rita Clara.
Os essenciais deste verão e de uma vida
Quem visita agora o site Ana Rita Clara vai encontrar uma secção denominada "loja ARC", na qual estão peças das marcas portuguesas Mhina, Greenkiss e Clara selecionadas pela apresentadora. Em comum têm o facto de serem feitas em Portugal, a partir de um processo de produção ético, seja nos tecidos, seja na forma como produzem, já o perfil de cada uma difere.
"Têm diferentes estilos, para diferentes momentos do dia a dia e ocasiões e cada marca respira todos esses momentos que cada mulher vive no seu dia a dia e não só", afirma Ana Rita Clara. A versatilidade é tão grande, que o objetivo é que não se esgotem em poucos looks até porque, dada a qualidade, são para durar uma vida.
"Existe um body da Greenkiss que se adapta seja para a praia, seja depois para colocar umas calças de ganga. Depois também existem as peças em crochê absolutamente românticas, lindas e atemporais. Procurei que as peças fossem uma aposta de consumo para ficarem para a vida e as pessoas poderem mudar e usar com outras coisas aquilo que compram", refere Ana Rita Clara.
As peças da Mhina, Greenkiss e Clara existem em vários tamanhos e em pouca quantidade, de modo a oferecer "alguma exclusividade em vez de fast fashion", afirma a empreendedora, e de entre as coleções já disponíveis, Ana Rita Clara destaca alguns essenciais para o verão.
São eles o conjunto branco da Greenkiss (desde 120€), "distinto e elegante", descreve a apresentadora, as peças de crochê da mesma marca (desde 69€), os vestidos confortáveis em várias cores (79,90€) da Mhina e ainda os kimonos (a partir de 185€), "que podem ser usados com qualquer coisa", da Clara.
A oferta da loja ARC vai desde as camisas a macacões ou conjuntos e o passo seguinte é adicionar mais marcas. Para já, veja algumas das peças portuguesas ao estilo da apresentadora que pode comprar online.