A elegância brasileira, aliada à sofisticação de peças artesanais, está prestes a conquistar Portugal com a chegada da marca de moda e acessórios de luxo Vanessa Montoro. Com uma história de mais de duas décadas, a linha acaba de entrar em território português e certamente vai querer ter todas as peças no armário.

Esta marca é fruto da visão da designer homónima, Vanessa Montoro, que se destaca por criar peças exclusivas que celebram a diversidade de corpos, não descurando o requinte e a elegância. O melhor de tudo? Cada uma das peças é meticulosamente produzida à mão por artesãs – e aquilo que resulta da sua mestria é uma autêntica obra de arte.

Buxom. Esta marca de beleza foca-se nos lábios, mas também nos conquistou pelos olhos. Saiba tudo
Buxom. Esta marca de beleza foca-se nos lábios, mas também nos conquistou pelos olhos. Saiba tudo
Ver artigo

Não há nada que nos lembre mais das nossas avós do que o croché – e foi precisamente nesta figura que Vanessa Montoro se inspirou para criar as suas peças. A designer utiliza um fio de seda exclusivo, aliando-se à técnica secular do croché, para dar vida às suas criações. 

Ainda que estejamos a caminhar para o inverno, já só conseguimos pensar no verão. Isto porque, das cores garridas aos cortes, as peças da criadora parecem-nos as opções mais fresquinhas para dar um passeio pela cidade, à beira-mar ou até mesmo para um jantar romântico, com um pôr do sol a perder de vista no horizonte.

Mas aquilo que conta com a assinatura da designer não se cinge a uma estética impecável. Desde o início da marca, lançada em 2022, que Vanessa Montoro quis casar dois universos que, muitas vezes, estão bem distantes: o luxo e sustentabilidade. Isto porque, para a criadora, "ser uma marca ecologicamente correta hoje não é apenas uma questão de nicho, mas sim uma regra básica para começar qualquer negócio", avança em comunicado.

Estas preocupações ficam patentes a partir do momento em que esta foi a primeira marca de moda de luxo do Brasil a ser certificada com o selo B Corporate de Sustentabilidade, que reconhece os esforços ambientais e sociais das empresas, segundo a "Vogue Brasil". A par disto, em 2019, conseguiu posicionar-se na lista "B Corp Best for the World", graças ao facto de estar sempre a esforçar-se para melhorar os impactos que a sua marca tem no ambiente.

Veja as peças.