Olga Kassian estava a terminar a licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial quando se apercebeu de que não era nada daquilo que queria fazer para o resto da sua vida. Apesar dos quase 100% de empregabilidade em Portugal, aquele era um emprego que não queria que fosse o seu. A ligação à moda, porém, era extremamente forte.
"Quando eu era nova, como vinha da Ucrânia, um país que tinha acabado de sair da União Soviética, associava o mundo da moda à corrupção", recorda à MAGG a jovem de 22 anos. "Quando me mudei para Portugal, e quando morei em Nova Iorque, a minha perspetiva relativamente ao mundo da moda começou a mudar completamente".
Olga tinha 4 anos quando a família se mudou para Portugal. Aos 19 anos decidiu largar uma terra que já era sua por um trabalho na loja pop-up da marca Josefinas em Nova Iorque, uma experiência que a marcaria para sempre. Quando regressou, vinha decidida: ia abrir uma loja de joias online.
A Wonther, a nova marca de joalharia portuguesa online de Olga Kassian, foi lançada a 5 de novembro. Com peças entre os 35€ e os 308€, Olga quer dar às mulheres mais do que um acessório de moda: "Quero dar sentimentos e emoções".
A ideia de criar uma marca de joalharia surgiu porque as joias não são apenas acessórios: "Ao longo da minha vida sempre tive uma relação muito forte com aquilo que são os direitos das mulheres e acho que as joias conseguem transmitir emoções e significados muito preciosos".
Numa tentativa de tentar contornar a ideia de corrupção na moda, a criadora da Wonther percebeu que se fizesse as coisas da maneira correta, sabendo como as peças são feitas e de onde vêm, "este mundo podia ser bonito e podia inspirar pessoas".
Rita Botelho é a designer responsável pelo desenho das joias da marca. "A equipa é composta por mulheres que foram entrando na minha vida", conta Olga.
A Wonther é lançada apenas como loja online, mas Olga explica que "num futuro, caso se proporcione, poderemos abrir uma loja física onde as pessoas possam fazer mais do que comprar joias". E continua: "O sonho é levá-la até aos Estados Unidos porque sempre foi um país que me fascinou e, depois de viver lá durante um ano, fiquei completamente apaixonada".
O site oficial da marca já está ativo e pode ver abaixo as peças que vão compor a primeira coleção.