É verdade quando dizem que as estações estão completamente viradas do avesso. Na edição passada da ModaLisboa, que se realizou em outubro, já estávamos no outono e fazia-se sentir um calor descomunal. Na atual, que está a decorrer até este domingo, 10 de março, estamos a menos de duas semanas da primavera e sentimo-nos como se estivéssemos a atravessar o pico do inverno – daí a coleção de Luís Carvalho dar muito jeito, como lhe tínhamos dito.
Dizemos isto porque, caso não tenha saído de casa nos últimos dias, estamos parece que temos estado a viver autênticos dilúvios. Vá, tem chovido a potes, como se costuma dizer. E se achava que umas valentes cargas de água eram suficientes para demover os fashionistas de irem em romaria até ao Pátio da Galé, desengane-se: não há nada que umas boas camadas não resolvam.
No recinto da ModaLisboa, este sábado, 9 de março, pudemos atestar que os casacos de inverno são uma das peças-chave nos looks dos presentes. Uns mais compridos e felpudos que outros ou mais ou menos arrojados, todos cumpriram o mesmo objetivo: proteger os fashionistas das chuvas infernais (e do frio).
Mas estes não foram os únicos elementos utilizados para o efeito. Dos vestidos compridos e volumosos, aos acessórios para a cabeça, como balaclavas e gorros, passando por botas de pele quilométricas ou extremamente robustas (ou chunky, se estivermos mais familiarizado com o termo em inglês), veja os looks de quem foi bem protegido para o evento de moda da capital.