As máscaras começam a escassear, mas nem por isso tem de andar desprotegido numa simples ida às compras. De acordo com a Direção Geral de Saúde (DGS) o uso da mesma só é recomendado para pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro), suspeitos de infeção por COVID-19 ou pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por COVID-19. Há, no entanto, muita gente que a usa como prevenção, ou proteção, mesmo que não tenha sintomas. Daí também haver tanta procura e uma oferta curta.
Se se encontra num destes casos, e já não tem máscara, basta pegar em três materiais que provavelmente tem em casa — rolo de cozinha, dois elásticos (normais ou de cabelo) e um agrafador — para fazer umas novas máscaras descartáveis. Pode usar uma ou mais folhas de rolo de cozinha, já que uma máscara de folha dupla pode ajudar a protegê-lo ainda melhor.
E esta máscara improvisada não é excessão à regra: depois de usada, pode trocar sempre que sinta que está a ficar húmida no interior e deve colocá-la no lixo indiferenciado. Explicamos passo a passo como fazer.
Melhor do que explicar, é ver. Mostramos todo o processo nas imagens.