As máscaras começam a escassear, mas nem por isso tem de andar desprotegido numa simples ida às compras. De acordo com a Direção Geral de Saúde (DGS) o uso da mesma só é recomendado para pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro), suspeitos de infeção por COVID-19 ou pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por COVID-19. Há, no entanto, muita gente que a usa como prevenção, ou proteção, mesmo que não tenha sintomas. Daí também haver tanta procura e uma oferta curta.

Se se encontra num destes casos, e já não tem máscara, basta pegar em três materiais que provavelmente tem em casa — rolo de cozinha, dois elásticos (normais ou de cabelo) e um agrafador — para fazer umas novas máscaras descartáveis. Pode usar uma ou mais folhas de rolo de cozinha, já que uma máscara de folha dupla pode ajudar a protegê-lo ainda melhor.

E esta máscara improvisada não é excessão à regra: depois de usada, pode trocar sempre que sinta que está a ficar húmida no interior e deve colocá-la no lixo indiferenciado. Explicamos passo a passo como fazer.

Como fazer uma máscara em casa?

  1. Pegar numa (ou mais) folhas de rolo de cozinha;
  2. Fazer pequenas dobras invertidas como se fosse fazer um leque;
  3. Numa das extremidades do "leque", coloque um elástico e faça uma pequena dobra sobre o mesmo;
  4. Feita a dobra, basta agrafar a folha de rolo de cozinha para que o elástico fique fixado;
  5. Deve repetir o mesmo processo para a outra extremidade;
  6. Depois destas etapas, basta desdobrar a folha do rolo de cozinha de forma a que ao colocar na cara cubra o nariz e a boca.

Melhor do que explicar, é ver. Mostramos todo o processo nas imagens.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.