Há precisamente um ano, Mariana Barbosa e Laura Pina, duas amigas que sofrem de ansiedade, criaram o (ins)Pira, um projeto cujo objetivo é falar abertamente sobre saúde mental e ajudar quem sofre de ansiedade. Mais do que falar, ambas decidiram colorir o palco do projeto, o Instagram, com ilustrações que retratassem aquilo que quem sobre desta perturbação sente.
Para isso, lançaram um concurso em 2020, cuja adesão foi tão grande, que este ano — principalmente após dois confinamentos e um mundo ao contrário que abriu espaço para o tema da saúde mental — foi inevitável repetir, lançando assim a segunda edição do concurso de ilustração sobre ansiedade.
"O ano passado decidimos lançar a primeira edição, que coincidiu com o lançamento do projeto, e a adesão foi muito alta. Tivemos muitos participantes e percebemos que era uma forma muito diferente, mas bastante atrativa, de pôr as pessoas a pensar sobre a saúde mental. E este ano fez-nos todo o sentido fazer uma segunda edição para continuar com o objetivo, no fundo, de despertar a sociedade para as questões da saúde mental", refere Mariana Barbosa, da área de gestão, à MAGG.
O mote do concurso anterior colocava a questão "o que é a ansiedade para ti?", mas este ano, Mariana e Laura, ilustradora, avançaram para o passo seguinte: "O começo: porque é que é difícil pedir ajuda?", que é o tema das próximas ilustrações. Este novo mote trouxe também mais dificuldade à nova edição do concurso de ilustração sobre ansiedade em parceria com a Ó!Galeria, uma galeria portuguesa com lojas em Lisboa e no Porto. "Achámos que seria pertinente e interessante, e até porque tem algum grau de dificuldade associado ao porquê de pedir ajuda", explica Mariana.
As fundadoras do projeto aperceberam-se de que, desde o ano passado, tem-se falado cada vez mais sobre saúde mental, mas isso não é suficiente. "É muito importante este aumento da literacia, mas é fundamental que o passo de pedir ajuda seja dado e em fases muito precoces. Por isso, fomos percebendo ao longo do ano que o passo mais difícil é esse", diz Mariana, justificando a razão do novo desafio.
Para facilitar a iniciativa de pedir ajuda, o (ins)Pira não se limita a partilhar ilustrações acompanhadas de reflexões para quem está a passar por momentos de ansiedade. O progresso do projeto motivou Mariana e Laura a criar a organização sem fins lucrativos Fifth Floor Association, cuja missão é aumentar a literacia sobre saúde mental e dar espaço a associações nacionais e internacionais. Como uma novidade nunca vem só, à equipa juntaram-se uma pedopsiquiatra e uma psicóloga que validam cientificamente todos os conteúdos das plataformas.
Além das profissionais de saúde, que não dão consultas, o (ins)Pira tem "parceiros clínicos, tanto na área da psicologia, como da psiquiatria". "No entanto, em qualquer altura, um pedido de ajuda de urgência é automaticamente encaminhado para o serviço de urgência do serviço público", refere Mariana sobre a rede do (ins)Pira, que não só discute a saúde mental, como ajuda na prática. Estes parceiros são fundamentais, principalmente agora que o concurso lança o desafio de pedir ajuda se a saúde mental está em causa.
As novas ilustrações têm ainda como objetivo inspirar, não fosse esse o nome do projeto. "Queremos inspirar as pessoas a perceber que é um momento de viragem e que há sempre forma de pedir ajuda", e também que há um antes e depois desse pedido, que se reflete na qualidade de vida. "Se eu e a Laura não tivéssemos pedido ajuda, o (ins)Pira não existia", remata Mariana.
A nova edição do concurso de ilustração acontece nos dias em que se celebra a Mental Health Awareness Week, uma iniciativa da Mental Health Foundation, e decorre de 10 a 16 de maio. Para participar basta fazer uma publicação e uma história no Instagram com as ilustrações (até duas) e colocar as hashtags e tags que validam a participação: #oComeço #insPiraConcurso2021, @innnspira e @ogaleria.
Os vencedores serão anunciados a 18 de maio e há prémios para os três finalistas. Dois deles terão a oportunidade de ter os trabalhos à venda na Ó!Galeria e o vencedor do primeiro ligar recebe um kit da conceituada marca de lápis Viarco e um voucher com três sessões de terapia com um psicoterapeuta da clínica Hippocampus.
Reveja os vencedores do primeiro concurso de ilustração.