Há precisamente um ano, Mariana Barbosa e Laura Pina, duas amigas que sofrem de ansiedade, criaram o (ins)Pira, um projeto cujo objetivo é falar abertamente sobre saúde mental e ajudar quem sofre de ansiedade. Mais do que falar, ambas decidiram colorir o palco do projeto, o Instagram, com ilustrações que retratassem aquilo que quem sobre desta perturbação sente.

António Raminhos vai lançar livro sobre ansiedade. "O estigma na saúde mental não faz sentido"
António Raminhos vai lançar livro sobre ansiedade. "O estigma na saúde mental não faz sentido"
Ver artigo

Para isso, lançaram um concurso em 2020, cuja adesão foi tão grande, que este ano — principalmente após dois confinamentos e um mundo ao contrário que abriu espaço para o tema da saúde mental — foi inevitável repetir, lançando assim a segunda edição do concurso de ilustração sobre ansiedade.

"O ano passado decidimos lançar a primeira edição, que coincidiu com o lançamento do projeto, e a adesão foi muito alta. Tivemos muitos participantes e percebemos que era uma forma muito diferente, mas bastante atrativa, de pôr as pessoas a pensar sobre a saúde mental. E este ano fez-nos todo o sentido fazer uma segunda edição para continuar com o objetivo, no fundo, de despertar a sociedade para as questões da saúde mental", refere Mariana Barbosa, da área de gestão, à MAGG.

O mote do concurso anterior colocava a questão "o que é a ansiedade para ti?", mas este ano, Mariana e Laura, ilustradora, avançaram para o passo seguinte: "O começo: porque é que é difícil pedir ajuda?", que é o tema das próximas ilustrações. Este novo mote trouxe também mais dificuldade à nova edição do concurso de ilustração sobre ansiedade em parceria com a Ó!Galeria, uma galeria portuguesa com lojas em Lisboa e no Porto. "Achámos que seria pertinente e interessante, e até porque tem algum grau de dificuldade associado ao porquê de pedir ajuda", explica Mariana.

As fundadoras do projeto aperceberam-se de que, desde o ano passado, tem-se falado cada vez mais sobre saúde mental, mas isso não é suficiente. "É muito importante este aumento da literacia, mas é fundamental que o passo de pedir ajuda seja dado e em fases muito precoces. Por isso, fomos percebendo ao longo do ano que o passo mais difícil é esse", diz Mariana, justificando a razão do novo desafio.

Para facilitar a iniciativa de pedir ajuda, o (ins)Pira não se limita a partilhar ilustrações acompanhadas de reflexões para quem está a passar por momentos de ansiedade. O progresso do projeto motivou Mariana e Laura a criar a organização sem fins lucrativos Fifth Floor Association, cuja missão é aumentar a literacia sobre saúde mental e dar espaço a associações nacionais e internacionais. Como uma novidade nunca vem só, à equipa juntaram-se uma pedopsiquiatra e uma psicóloga que validam cientificamente todos os conteúdos das plataformas.

Além das profissionais de saúde, que não dão consultas, o (ins)Pira tem "parceiros clínicos, tanto na área da psicologia, como da psiquiatria". "No entanto, em qualquer altura, um pedido de ajuda de urgência é automaticamente encaminhado para o serviço de urgência do serviço público", refere Mariana sobre a rede do (ins)Pira, que não só discute a saúde mental, como ajuda na prática. Estes parceiros são fundamentais, principalmente agora que o concurso lança o desafio de pedir ajuda se a saúde mental está em causa.

As novas ilustrações têm ainda como objetivo inspirar, não fosse esse o nome do projeto. "Queremos inspirar as pessoas a perceber que é um momento de viragem e que há sempre forma de pedir ajuda", e também que há um antes e depois desse pedido, que se reflete na qualidade de vida. "Se eu e a Laura não tivéssemos pedido ajuda, o (ins)Pira não existia", remata Mariana.

A nova edição do concurso de ilustração acontece nos dias em que se celebra a Mental Health Awareness Week, uma iniciativa da Mental Health Foundation, e decorre de 10 a 16 de maio. Para participar basta fazer uma publicação e uma história no Instagram com as ilustrações (até duas) e colocar as hashtags e tags que validam a participação: #oComeço #insPiraConcurso⁠2021, @innnspira e @ogaleria.

Os vencedores serão anunciados a 18 de maio e há prémios para os três finalistas. Dois deles terão a oportunidade de ter os trabalhos à venda na Ó!Galeria e o vencedor do primeiro ligar recebe um kit da conceituada marca de lápis Viarco e um voucher com três sessões de terapia com um psicoterapeuta da clínica Hippocampus.

Reveja os vencedores do primeiro concurso de ilustração.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.