Esta sexta-feira, 17, assinala-se o Dia Mundial do Sono e a propósito da data a MAGG apresenta-lhe um objeto que pode ajudá-lo a dormir melhor - o cobertor pesado.

Desde as insónias, à ansiedade e até ao próprio ressonar, são várias as patologias do sono que nos podem impedir de ter uma noite descansada. Os cobertores pesados podem ser a solução para os seus problemas – ou pelo menos para aqueles relacionados com o sono. Por outras palavras, é uma opção natural para ajudar aqueles que têm dificuldades na hora de dormir.

Podemos compensar a falta de sono da semana no fim de semana?
Podemos compensar a falta de sono da semana no fim de semana?
Ver artigo

A MAGG falou com Teresa Rebelo Pinto, psicóloga e somnologista, fundadora da Clínica Teresa Rebelo Pinto, onde coordena a equipa de Psicologia & Sono, para perceber o que é que fazem, exatamente, os cobertores pesados.

"A teoria é que, quando temos pressão no corpo, isso pode diminuir os níveis de ansiedade ou pode ajudar a criar mais conforto. Portanto, se estão mais confortáveis, dormem melhor”, explicou a especialista.

Teresa Rebelo Pinto
créditos: Teresa Rebelo Pinto

Devido ao seu peso, ajuda os músculos a relaxar, limita os movimentos e faz diminuir o stress e a ansiedade, resultando num sono mais duradouro e de melhor qualidade.

estudos que demonstram que o cobertor pesado estimula a produção de melatonina, a hormona produzida e libertada pela glândula pineal cuja principal função é regular o ciclo circadiano, estimulando o sono ao final do dia. Está também associado à libertação de serotonina, a “hormona da felicidade” e faz com que não se produza demasiado cortisol, a hormona do stress. Esta combinação resulta num relaxamento do sistema nervoso que permite que o utilizador do cobertor pesado durma melhor.

Contudo, Teresa Rebelo Pinto aconselhou que ninguém use um cobertor pesado se não se sentir confortável com a pressão e falta de liberdade nos movimentos. "É muito pessoal. Tanto pode ter benefícios para quem precisa de sentir esse conforto na hora de dormir e para que se sinta mais aconchegado com aquela tecnologia que faz um peso de forma especial, como pode ser prejudicial para uma pessoa que não se sinta confortável com o peso ou que tenha outros distúrbios do sono como apneia do sono”.

Por fim, a especialista relembrou que “não há receitas mágicas para dormir". "Há cada vez mais produtos muito promissores no mercado e muitos produtos são bons, como os cobertores pesados, mas aquilo que é mesmo importante é que as pessoas conheçam o seu padrão de sono e o que resulta para si. Quem tem problemas de sono deve procurar ajuda o quanto antes e não deixar que se tornem problemas muito graves”, acrescentou.

E como saber qual é o peso ideal para o seu cobertor?

Os cobertores pesados têm entre seis e 30 quilos. De acordo com a Blanky, a marca portuguesa que tem o maior cobertor pesado do mundo, o peso do cobertor deve ser cerca de 10% do peso da pessoa que o vai utilizar. No caso de um casal, o cobertor deve ter cerca de 20% do peso do elemento mais leve do casal.

Espreite estas opções de cobertores pesados

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.