Sim, leu bem. Há uma marca portuguesa que produziu o maior cobertor pesado do mundo. Falamos da Blanky, a marca que, desde 2020, ajuda os portugueses a dormir melhor recorrendo a uma solução natural que não envolve indutores de sono químicos. Mas quão grande é este cobertor? Acredite, caro leitor, é grande. Mais especificamente, conta com 240 centímetros de largura e comprimento. O objetivo da empresa? Garantir que mais ninguém fica "destapado durante a noite".

Apesar de existirem inúmeras marcas que fabricam este tipo de cobertores pesados pelo mundo fora, os cobertores da Blanky têm uma característica única, ou seja, o facto de apresentrem as maiores dimensões, quando comparados com os concorrentes. É que "as camas em Portugal são maiores do que o normal e, por isso, este tipo de produtos não estava adaptado à realidade portuguesa", explica a Blanky num comunicado oficial enviado às redações.

Foi com isso em mente que Pedro Caseiro e Ricardo Parreira, os fundadores, juntaram-se aos seus parceiros nacionais para conceber o maior cobertor pesado do mundo. "Mais nenhuma empresa europeia conseguiu até hoje oferecer cobertores pesados desta dimensão", salientam.

Nestas 5 casas históricas pode viajar no tempo (e até dormir num castelo)
Nestas 5 casas históricas pode viajar no tempo (e até dormir num castelo)
Ver artigo

Pode parecer um método simples demais (e até inusitado) para melhorar a qualidade do sono, mas há provas científicas que corroboram estas afirmações – é o caso de um estudo sueco, levado a cabo pela Universidade de Uppsala. Publicada em outubro deste ano, a pesquisa comprova que a utilização de cobertores pesados promove a produção de melatonina, uma hormona que o nosso corpo produz naturalmente e regula o ritmo circadiano, responsável por estimular o sono.

Mas nem só de benefícios na hora de ir dormir se constitui este cobertor. Na verdade, além de o peso servir para ajudar no relaxamento sistema nervoso, a eficácia também está comprovada no auxílio ao tratamento de síndromes como o autismo, ansiedade e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) – e a lista continua.

Já que em Portugal, segundo aponta a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, aproximadamente um em cada três portugueses com idades superiores a 24 anos dormem mal, a Blanky promete ter a solução para este problema. Assim, com o valor de €329, pode adquirir o cobertor no site da marca (e tem 100 noites para o testar).