Foi na exposição "Sea of Artifacts", dedicada ao lixo marinho formado por plástico, que Stella Wedell encontrou um objeto que era seu. Há 25 anos que não lhe punha os olhos em cima: era uma cassete de música que tinha perdido nos anos 90, quando estava algures entre a Costa Brava e a Ilha de Maiorca, em Espanha, onde tinha passado férias há 25 anos, quando tinha 12.

Era um dos objetos que integrava a exposição de fotografia realizada por Mandy Barker, a artista e fotógrafa britânica, que dedica o seu trabalho ao universo marinho — e que tem estado a explorar o tema do lixo dos oceanos por todo o mundo. Recolheu a cassete nas Canárias, a quase 2000 quilómetros do local onde tinha sido perdida, relata o jornal "Metro".

O seu trabalho está agora em exibição na Estónia, mas já passou por outros locais — incluindo, no verão de 2019, Estocolmo, a capital sueca onde Wedell se deparou com o seu objeto perdido.

Estava intacta e, o mais incrível, ainda funcionava. Stella enviou-a um especialista de audio da Universidade de Plymouth, no Reino Unido e percebeu que ainda era possível ouvir todas as faixas.

Eram cerca de vinte músicas entre temas de Pet Shop Boys, Bob Marley ou Shaggy. Foi, aliás, através da lista de temas que Stella foi capaz de identificar o objeto como sendo seu.

“Quando estava a ler a lista de faixas, pareceu-me muito familiar. Fazia sempre cópias dos meus CD, nesta altura, para ouvir no meu walkman, especialmente durante as férias”, explicou Wedell.

Tirou uma foto e comparou a lista de temas ao CD que ainda tinha guardado. Era exatamente a mesma, mas a começar na faixa três. O objeto continuará em tour e, no final, irá voltar para a sua dona original.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.