Uma palavra por dia, seis tentativas, cinco letras e um jogo viral. É assim o Wordle e também o Termo, a versão portuguesa do jogo criado por Josh Wardle e entretanto comprado pelo "New York Times", que ficou viral no espaço de uma semana. O Termo foi criado pelo brasileiro Fernando Serboncini a 5 de janeiro e, tal como a versão original, é de acesso gratuito e o objetivo é que assim continue.

"Estamos habituados a sites com abordagens muito agressivas — como publicidades e logins (registos) — e o Termo não tem isso. O utilizador sabe que são cinco minutos da sua vida, joga e pronto", disse o brasileiro à CNN Portugal. "Eu gosto disto assim, mostra que existem outros modos que resultam. As pessoas estão muito acostumadas a serem bombardeadas com pop ups", continuou.

Fernando Serboncini é engenheiro há mais de 15 anos no Google Chrome, no Canadá, e dedica-se a criar pequenos jogos nos tempos livres, como foi o caso do Termo, com o qual não tem qualquer lucro. Quando foi lançado não fez nenhum anúncio, enviou apenas à mulher e alguns amigos, mas nem precisou.

Wordle. Afinal, porque é que o mundo está obcecado com este novo jogo de palavras?
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"Não fiz mais nada, nem sequer divulguei. Quando olhei para o servidor tinha 10 mil pessoas no jogo. E no final do dia tinha 100 mil", disse ao canal de notícias. Como se não bastasse, na primeira semana de fevereiro ultrapassou a barreira dos 400 mil utilizadores ativos.

O jogo é fácil — basta experimentar uma palavra com cinco letras e cada letra certa aparece depois a azul, uma letra na posição errada é pintada a creme e uma letra errada a preto e é escurecida no teclado e o objetivo é seguir essas orientações até chegar à palavra do dia —, mas não foi assim tão fácil de criar.

"Construí um dicionário de Português e desenvolvi o jogo. Então fiz a lista de palavras numa semana. É muito difícil. E depois em dois ou três dias, fiz o jogo. A parte fácil realmente é fazer o jogo", explica o engenheiro ao mesmo canal. Fernando Serboncini está sempre a fazer atualizações ao Termo e já lançou estatísticas para saber o nível de dificuldade das palavras que lança.

O brasileiro não quer ficar por aqui, o problema é tempo para dedicar-se ao jogo gratuito. "Tenho muitas ideias, não tenho é tempo". Quem não precisa de muito tempo são os utilizadores, que em cerca de cinco minutos resolvem a palavra mistério. Já encontrou o seu Termo hoje?

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