Cinco meses depois do seu lançamento em outros países, Threads, a nova rede social do grupo Meta que pretende ser concorrente do X (antigo Twitter), de Elon Musk, já chegou à União Europeia. A notícia foi dada por Mark Zuckerberg, presidente executivo da empresa, na quinta-feira, 14 de novembro, na própria rede social, dando as boas vindas a todos os novos utilizadores.

Mas o que é, afinal, o Threads? Esta nova rede social do grupo Meta, a mesma empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, é, tal como o X, uma plataforma digital baseada em publicações de texto. É, assim, uma aplicação onde se tem acesso a todas as publicações, mensagens e vídeos partilhados por todos aqueles que têm um perfil público. "A Threads é uma aplicação desenvolvida pela equipa do Instagram para partilhar atualizações de texto e participar em conversas públicas" e a "Meta está entusiasmada em facultar a mais pessoas a oportunidade de acompanharem e participarem nas conversas que lhes interessam", refere a empresa, citada pelo “Notícias ao Minuto”.

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Em Portugal, é preciso ter uma conta na rede social Instagram para usar a Threads, mas não é necessário criar um perfil adicional. A grande vantagem desta nova aplicação em relação a outras que também pretendem fazer concorrência ao X, está sobretudo nos momentos iniciais de seguir as primeiras páginas. Dado que a Threads está ligada ao Instagram, o consumidor consegue importar todas as páginas que segue nesta rede social para a Threads, e começar a segui-las de imediato.

A versão que chegou na quinta-feira à União Europeia, segundo o jornal “Público”, também pode ser utilizada "sem perfil", ou seja, o consumidor pode explorar o conteúdo de outros utilizadores mas não pode publicar, interagir ou receber recomendações. "Pessoas que usam o Threads sem perfil podem navegar pelo conteúdo do Threads, pesquisar contas, partilhar conteúdo através de uma cópia de link ou partilha de plataforma e reportar conteúdo do Threads, mas não podem interagir com o conteúdo", aponta a empresa. Este era um dos requisitos da União Europeia para o lançamento da aplicação, que dispõe de regras mais restritas que outros países em relação a dados pessoais.

Na primeira semana a plataforma angariou mais de 100 milhões de utilizadores, de acordo com o jornal “Expresso”, mas os problemas que enfrentou no seu lançamento fez com que, três semanas depois, perdesse metade dos seus utilizadores. No entanto, "foram feitas melhorias significativas", incluindo a capacidade de editar uma publicação, uma funcionalidade que agora é paga no X. Também está disponível no Threads a capacidade de partilhar publicações com até 500 caracteres, partilhar fotografias, links e vídeos, com uma duração máxima de cinco minutos.

Para aceder à nova rede social, o consumidor só precisa de descarregar a aplicação, já disponível para sistema operativo iOS (iPhone) e Android. 

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